João Pessoa 26/09/2018 06:45Hs

Início » Notícias » ALPB anuncia os vencedores do Prêmio ALPB de Jornalismo

ALPB anuncia os vencedores do Prêmio ALPB de Jornalismo

 

ricardo marcelo premio jor nA Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza, nesta quarta-feira (10), o anúncio dos vencedores do Prêmio ALPB de Jornalismo, durante festa de confraternização com a imprensa. A solenidade acontece às 20h, no Sonho Doce Recepções.

O prêmio foi dividido nas categorias de jornalismo impresso, telejornalismo, radiojornalismo, webjornalismo e fotojornalismo. Serão premiados profissionais e estudantes de Comunicação, com habilitação em Jornalismo e Radialismo.

Os integrantes do júri, que avaliaram os trabalhos inscritos, foram escolhidos por critérios técnicos. É formado por professores universitários e representantes de sindicatos, associações, do Ministério Público e de uma Organização Não Governamental (Ong).

Cada categoria é formada por três jurados. Para avaliar os trabalhos de jornalismo impresso foram convidados os jornalistas e professores universitários Henrique França e Agda Aquino, além do promotor de Defesa do Consumidor, Glauberto Bezerra, para fazerem parte do júri.

O material da categoria telejornalismo foi analisado pelos professores universitários e jornalistas Wilfredo Maldonado e Edônio Alves, e pela coordenadora do Instituto Soma Brasil, Karine Oliveira. O Soma Brasil é uma organização que atua nas temáticas de cidadania, controle social e transparência.

A categoria radiojornalismo teve a análise das professoras universitárias e jornalistas Norma Meireles e Goretti Sampaio, e pelo presidente do Sindicato dos Radialistas da Paraíba, Moisés Marques. A de webjornalismo ficou a cargo das professoras universitárias e jornalistas Joana Belarmino e Sandra Moura, e do presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, Rafael Freire.

As fotos jornalísticas foram avaliadas pelo professor e fotógrafo Antônio David, pelo professor universitário e jornalista Bertrand Lira e pela presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API), Marcela Sitônio.

Critérios – Durante a avaliação dos trabalhos, foram analisados critérios como desenvolvimento do conteúdo, organização das informações, clareza, domínio da norma padrão da língua portuguesa, prestação de serviço à sociedade, originalidade, edição (no caso de telejornalismo e radiojornalismo) e estética (no caso de fotojornalismo).

Ascom