João Pessoa 26/09/2018 02:28Hs

Início » Notícias » Berlusconi prepara volta à política e promete ‘bunga bunga para todos’

Berlusconi prepara volta à política e promete ‘bunga bunga para todos’

Ex-premiê teve absolvição em caso de abuso de poder e incitação à prostituição confirmada na terça-feira pela mais alta instância da Justiça italiana. Decisão animou o político

Silvi berlusconi 123
O ex-premiê italiano Silvio Berlusconi(Filippo Monteforte)

Absolvido no processo por abuso de poder e incitação à prostituição, o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, de 78 anos, anunciou nesta quarta-feira seu retorno à vida política e prometeu “bunga bunga para todos”.

“Levarei para sempre no meu coração a lembrança deste dia. Mas chega de emoção por hoje. Bunga bunga para todos”, disse o magnata da comunicação, em uma alusão às orgias que organizava, em conversa com seus correligionários do partido Forza Italia que festejavam em sua residência em Roma.

“Arquivada essa triste página, volto para a política para lutar por uma Itália melhor. Graças aos juízes”, declarou algumas horas antes, em nota oficial. O agradecimento aos juízes é incomum por parte do empresário e três vezes premiê, que em várias ocasiões alegou ser perseguido pelo Poder Judiciário.

Na terça-feira, depois de quase dez horas de deliberação, a mais alta instância da Justiça italiana confirmou a absolvição do ex-chefe de governo. Essa decisão definitiva não encerra, porém, outras pendências judiciais de Berlusconi.

‘Rubygate’ – A decisão desta terça confirmou uma sentença do tribunal de Apelação que invalidou, em julho do ano passado, a condenação do ex-premiê em primeira instância a sete de anos de prisão, incluindo sua inelegibilidade permanente a qualquer cargo político.

Os juízes consideraram que Berlusconi dizia a verdade, ao alegar que tinha certeza de que a jovem “Ruby” – apelido da exuberante marroquina Karima el Mahroug, então com 17 anos – era maior de idade quando frequentava as noitadas na mansão do ex-premiê em Milão.

“Não negamos que à mansão de Arcore, perto de Milão, foram prostitutas que eram remuneradas por seus serviços. O que Berlusconi não sabia era que Ruby era menor de idade”, afirmou o advogado da defesa Franco Coppi.

Berlusconi tenta recuperar prestígio na cena política italiana depois de ser condenado por fraude fiscal e ver seu mandato no Senado ser cassado. O ex-premiê não pode ocupar cargos públicos até 2016 nem se candidatar ao Parlamento até 2018. Ele já apresentou um recurso à Corte Europeia de Direitos Humanos para abreviar a espera.

Em junho, o Forza Italia obteve apenas 16,8% dos votos nas eleições para o Parlamento Europeu, bem atrás de seu rival, o Partido Democrático.

(Com agência France-Presse)