João Pessoa 18/08/2018 02:50Hs

Início » Brasil » Barca bate em píer ao chegar ao Rio, deixa feridos e provoca pânico

Barca bate em píer ao chegar ao Rio, deixa feridos e provoca pânico

barca bate em pieerPelo menos treze pessoas ficaram levemente feridas após uma barca bater em um píer, na Praça XV, no Centro do Rio, na manhã desta quarta-feira, segundo informou o Corpo de Bombeiros. A embarcação saiu de Niterói, na Região Metropolitana, às 9h, e chegou por volta das 9h30 no Rio. Centenas de passageiros ficaram desesperados com o fato e relataram momentos de terror. Segundo eles, o transporte não conseguiu diminuir a velocidade e acabou batendo.

O impacto foi tão forte que danificou parte da calçada do píer. A advogada Alessandra Ramos, de 31 anos, que estava no transporte, afirmou que muitos passageiros começaram a gritar:

– Nenhum funcionário nos avisou que iria bater. Os próprios passageiros começaram a se ajudar. Não tinha funcionário para nos orientar – afirmou.

Já a assistente comercial Fernanda Carvalho, de 27, relatou que a barca quase bateu em uma outra embarcação.

Mureta ficou danificada com batida
Mureta ficou danificada com batida Foto: Diego Moura / Foto do leitor

– Se a pessoa que dirigia não desviasse da plataforma, teria acontecido uma grande tragédia – disse.

A assessoria de imprensa da CCR Barcas, que administra o transporte, afirmou que houve um problema técnico na embarcação e que está apurando o ocorrido. A circulação das barcas, segundo a CCR, permanece normal. Agentes da Guarda Municipal também dão apoio aos funcionários da concessionária. A embarcação transportava cerca de 900 passageiros.

Assessoria das barcas ainda não se pronunciou sobre o episódio
Assessoria das barcas ainda não se pronunciou sobre o episódio Foto: Diego Moura / Foto do leitor

Através do WhatsApp do EXTRA (21 998099952 ou 21 996441263), leitores mandaram fotos e relatos do que aconteceu.

Embarcação que bateu é antiga
Embarcação que bateu é antiga Foto: Arthur Vilela / via WhatsApp

Agência reguladora apura acidente

Por meio de nota, a Agência Reguladora informou que apura o acidente: “A Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos de Transportes Aquaviários Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro) abriu um boletim de ocorrência para apurar as circunstâncias de um acidente com uma embarcação, no momento da atracação, na estação Praça XV, na manhã desta quarta-feira (15/06). Técnicos da agência reguladora que estavam na estação já deram início ao trabalho de apuração das causas do acidente. O atendimento prestado aos usuários pela concessionária CCR Barcas também será avaliado. A concessionária poderá ser multada”.

Já a Secretaria estadual de Transporte informou que uma perícia técnica completa será realizada para apontar as causas do acidente e a atuação da concessionária no atendimento aos passageiros.

Foto mostra resgate de passageiros na Praça XV
Foto mostra resgate de passageiros na Praça XV

Acidente na Ponte Rio-Niterói

Nesta quarta-feira, o movimento nas barcas está acima do normal por causa de dois acidentes na Ponte Rio-Niterói. O tempo de travessia, segundo a Ecopontes, que administra a via, é de quase 40 minutos. A lentidão vai dos acessos até a saída para Avenida Brasil.

Extra Online