João Pessoa 26/05/2018 07:47Hs

Início » Brasil » Copacabana espera mais de 2 mi de pessoas no réveillon

Copacabana espera mais de 2 mi de pessoas no réveillon

ano-novo-reveillon-fogos-comemoracao-20120101-43-size-598A praia de Copacabana está pronta para o réveillon. As vedetes do show da noite – as 11 balsas de onde serão ativadas 24 toneladas de explosivos – foram levadas por rebocadores para o mar na manhã desta segunda-feira. Mais de 2 milhões de pessoas são esperadas para acompanhar a chegada de 2013 marcada pelo espetáculo pirotécnico que terá duração de 16 minutos e será sincronizado com luzes e trilha sonora.

“A gente sabe que por mais que a festa tenha atrações, artistas, as pessoas vêm para Copacabana principalmente para ver os fogos. Por isso, o show não pode deixar de ser fantástico. É o principal da festa. Esse ano, vamos começar com fogos multicoloridos, porque a mensagem é de otimismo, de comemoração pelo Rio ter sido escolhido Patrimônio da Humanidade”, conta Flávio Machado, um dos sócios da SRCOM, que há seis anos realiza a festa na orla carioca.

Além dos explosivos, as quatro balsas centrais estão equipadas com canhões de luzes coloridas que serão projetadas durante o show pirotécnico. A intenção é que a fumaça emitida pelas bombas seja usada para destacar a iluminação especial, intensificando o colorido na orla carioca. “A fumaça dos fogos funciona como as máquinas de fumaça usadas em palcos, que permitem a visualização dos feixes de luz”, explica Flávio.

O espetáculo será dividido em dois momentos bem definidos, segundo os organizadores, pela trilha sonora. O primeiro terá uma música mais orquestrada marcando a passagem de ano. O segundo pretende retratar o otimismo carioca. “Será o momento mais alegre, com músicas brasileiras, canções que enaltecem o Rio, o Brasil e que todo mundo canta junto. A partir do 8º minuto da queima de fogos, a sincronia entre a música e os fogos será mais com o tema do que com o ritmo”, adianta o organizador.

A música, no entanto, só será ouvida pelos que ocupam a faixa de areia, já que as caixas de som são viradas para a praia. Fogos, luzes, som e a contagem regressiva serão controlados de uma cabine em terra firme, próxima ao palco principal, que fica em frente ao hotel Copacabana Palace. Em cada balsa, haverá um técnico e um bombeiro, caso ocorra algum incidente.

O esquema de segurança ao redor das balsas, ancoradas a 500 metros da arrebentação, inclui ainda a proibição de aproximação de pessoas e embarcações em um raio de 500 metros das estruturas. A vigilância está sendo feita pela Capitania dos Portos, que acompanhou o transporte das balsas da Ilha do Governador, onde foram preparadas, até a praia de Copacabana.

Como chegar – Os que pretendem participar do réveillon em Copacabana e não compraram bilhetes de metrô devem ficar atentos ao esquema de trânsito do bairro. Todos os acessos serão bloqueados para qualquer veículo – carros particulares, inclusive de moradores, ônibus e taxis. A proibição começa às 22h do dia 31 e vai até 4h do dia 1°. A exceção é somente para táxis adaptados para deficientes físicos.

No palco principal, a festa começa às 18h, com apresentação do DJ MAM. Às 19h, sobe ao palco o DJ Marcelinho da Lua. Às 20h30, começa o show de Diogo Nogueira, seguido por Sorriso Maroto (às 22h15). Depois da contagem regressiva e do show de fogos, entram Cláudia Leite (00h16) e a vencedora do The Voice Brasil, Ellen Oléria (2h10). A Unidos da Tijuca fecha a festa a partir das 3h.