João Pessoa 24/05/2018 02:30Hs

Início » Brasil » MEC aumenta nota mínima para inscrição no Prouni 2013

MEC aumenta nota mínima para inscrição no Prouni 2013

MEC aumenta nota mínima para inscrição no Prouni 2013O MEC (Ministério da Educação) divulgou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (31) as regras para o processo seletivo 2013 do Prouni (Programa Universidade Para Todos), que oferece bolsas de estudos em faculdades particulares. Os prazos de inscrição, seleção e matrícula serão divulgados por meio de edital no início de janeiro.

Para o ano que vem, o ministério aumentou a nota mínima exigida dos candidatos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Só poderá pleitear uma vaga no programa quem fez pelo menos 450 pontos no exame e não zerou a redação. Em 2012, a nota de corte foi de 400 pontos.

Podem participar do Prouni estudantes que fizeram o ensino médio integralmente em escola pública ou que tenham sido bolsistas em instituição de ensino particular, também de forma integral. Portadores de deficiência e professores da rede pública de ensino também podem se inscrever – esses últimos apenas para cursos de licenciatura para formação na educação básica.

O programa oferece bolsas de estudo integrais – para estudantes com renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo por mês – e parciais de 50% – para estudantes com renda de até 3 salários mínimos por pessoa.

Os candidatos não podem possuir outro diploma de ensino superior nem estar matriculados em nenhuma faculdade.

Na seleção, os candidatos poderão escolher até cinco opções de curso em instituições de ensino superior conveniadas de todo o país. Os interessados que tiverem as maiores notas em cada curso levam a vaga. Caso um estudante não tenha nota suficiente para preencher a sua primeira opção de curso, ele passa a concorrer à segunda opção, e assim sucessivamente.

 

uol