João Pessoa 21/07/2018 15:22Hs

Início » Brasil » Preso Isaías do Borel, um dos traficantes mais procurados do Rio

Preso Isaías do Borel, um dos traficantes mais procurados do Rio

Isaías Costa Rodrigues é apontado como um dos principais líderes da facção criminosa Comando Vermelho

isaias do borelRio – Policiais da UPP do Borel prenderam quatro homens na manhã deste sábado, entre eles Isaías Costa Rodrigues, o Isaias do Borel, durante um patrulhamento na localidade conhecida como Praça da Bíblia, no Morro do Borel, na Tijuca. Um menor também foi apreendido.

Segundo a assessoria da UPP, os criminosos resistiram à prisão e chegaram a trocar tiros com os policiais. Os outros presos são: Severino Cícero de Lima, de 29 anos, conhecido como Severo; Natanael Ramos de Oliveira Filho, o Nael, de 29 anos; e Fernando Maurício Fernandes, o Miro, de 40 anos.

Segundo o Setor de Inteligência da UPP, os criminosos fazem parte da cúpula do tráfico de drogas da região.

Com os traficantes foram encontrados três pistolas, sendo uma 9mm e duas .40, oito carregadores e quatro rádio transmissores. A ocorrência foi registrada neste momento na 19ª DP (Tijuca). Isaías será encaminhado para uma Unidade do Sistema Penitenciário.

Em contato com a reportagem do DIA, o advogado de Isaías do Borel, José Carlos de Carvalho, afirmou que conversando com a família do traficante eles disseram que Isaías estava saindo de casa quando foi preso e que nada do que foi apreendido era dele. “Ainda não conversei com o Isaías mas acredito ele tenha ficado marcado pelo seu passado. A família afirma que ele não estava armado e nem com drogas”, contou o advogado.

Isaías Costa Rodrigues, o Isaias do Borel, foi condenado a mais de 40 anos de prisão pelos crimes de tráfico de drogas e homicídio qualificado. Ele cumpriu 21 anos da pena, sendo cinco deles no Sistema Penitenciário Federal. Inicialmente, o traficante ficou encarcerado no presídio de Catanduvas, no Paraná. No entanto, em 2010, ele foi transferido para o presídio de Porto Velho, em Rondônia.

A transferência ocorreu após denúncias de que ele e outros traficantes estariam ordenando de dentro da prisão uma série de ataques no Rio de Janeiro. Os atos seriam em represália à política das UPPs.

Isaías foi algemado no momento da prisão

Foto: WhatsApp O DIA (98762-8248)

O traficante é apontado pela polícia como o maior chefe do tráfico de drogas do Morro do Borel, na Tijuca, na Zona Norte do Rio. Atualmente, a favela é ocupada por uma Unidade de Polícia Pacificadora.

 Em outubro de 2012, O traficante foi solto em liberdade condicional do presídio de Porto Velho, em Rondônia. Segundo o juiz na época, o réu estava preso há mais de 20 anos, dos quais cinco em presídio federal. Ele alegava ainda que Isaías estava com o benefício vencido e que sua conduta carcerária é boa. Na decisão ele deveria manter-se a uma distância de 20 metros das comunidades do Rio e também não poderia sair de casa depois de 23h. Além disso, ele precisaria se apresentar a cada dois meses à Justiça e encontrar um trabalho.

Isaías do Borel é preso por policiais da UPP no morro do Borel

Foto: WhatsApp O DIA (98762-8248)