João Pessoa 25/06/2018 14:14Hs

Início » Câmara em foco » Projeto prevê estacionamento público para bicicletas em João Pessoa

Projeto prevê estacionamento público para bicicletas em João Pessoa

De autoria do vereador Tibério Limeira (PSB), matéria sugere que seja estipulado percentual mínimo para bicicletários na Capital

O transporte não motorizado no país vem ganhando espaço não só pelos benefícios ao meio ambiente, por não produzirem gases poluentes, mas também por poder promover uma vida saudável aos usuários. Para que o transporte seja amplamente utilizado, é que o vereador Tibério Limeira (PSB) apresentou Projeto de Lei para promover segurança e conforto na mobilidade urbana de quem escolheu por esse meio de transporte.

O projeto 372/2017 institui diretrizes de mobilidade urbana com a finalidade de prever um percentual mínimo de espaço em estacionamentos para veículos de transporte não motorizados na Capital. Segundo a norma, o local dos estacionamentos deverá ser determinado pela segurança proporcionada aos ciclistas e pedestres, conforme as peculiaridades do local.

“A implantação de bicicletários em estacionamentos tem por objetivo promover uma redução da quantidade de veículos em circulação e consequentemente a redução dos resíduos e gases poluentes emitidos pelos demais meios de locomoção e uma diminuição da poluição visual das grandes cidades”, justificou Tibério Limeira.

Para isso, o vereador destaca que é imprescindível dar condições aos ciclistas e usuários de veículos não motorizados, além das ciclovias, a implantação de um espaço e de equipamentos urbanos que possibilitem a guarda das bicicletas em condições que promovam conforto e segurança para que seja realmente viável a adoção desses veículos em seus deslocamentos cotidianos.

É importante recordar, no entanto, que, para a efetiva implementação de uma política de substituição relativa do transporte motorizado pelo não motorizado, é necessária, além das ciclovias, a previsão de espaços e equipamentos urbanos que permitam a guarda das bicicletas em condições de conforto e segurança, dando aos usuários a real possibilidade da adoção desses veículos em seus deslocamentos cotidianos.

Assessoria CMJP