João Pessoa 21/05/2018 07:07Hs

Início » Câmara em foco » Vereadores fazem balanço do ano legislativo na Câmara de JP e falam da expectativa para 2018

Vereadores fazem balanço do ano legislativo na Câmara de JP e falam da expectativa para 2018

Novatos relataram dificuldades para entender o funcionamento da Casa; veteranos comemoraram as ações realizadas

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) entrou em recesso na última quinta-feira (29), após uma ano intenso de trabalhos legislativos. Os parlamentares fizeram um balanço de suas atuações no ano de 2017.

O vereador Marcos Vinícius falou sobre os avanços na Câmara sob seu primeiro ano de presidência, e dos desafios para o ano que vem.

Novatos relataram as dificuldades para entender o funcionamento da Casa, e os veteranos comemoraram as ações realizadas em suas bancadas.

Em 2018, a bancada de oposição será liderada pelo vereador Léo Bezerra (PSB), que substituirá Bruno Farias (PPS). A expectativa é de que Milanez Neto (PTB) siga liderando a bancada governista.

Veja os que disseram os vereadores de João Pessoa: 

Marcos Vinícius (PSDB) – presidente da Câmara

A Câmara deu um avanço muito grande. Conseguimos trazer várias autoridades do Brasil inteiro para discutir conosco temas nacionais. O aplicativo ‘Mudamos’ recebeu um prêmio da imprensa nacional. A ‘Virada Legislativa’, a produção da Casa está extraordinária, estamos chegando a quase 13 mil matérias sendo avaliadas. Além da ‘Câmara no seu bairro’ e as emendas impositivas, que estão servindo de exemplo para várias Câmaras do Brasil. Acho que cumprimos o nosso papel.

 

Bruno Farias (PPS) – líder da oposição 

Foi um ano muito positivo. A Câmara Municipal resgatou iniciativas importantes, como as sessões itinerantes. Nós tivemos ainda mais transparência nas nossas ações legislativas, conquistamos a emenda impositiva, através da qual os vereadores podem levar ações aos mais diversos bairros da cidade através da LOA. No que tange a oposição, nós cumprimos o nosso papel de fiscalizar e trazer à tona situações as quais nós enxergamos como ilegais.

 

Dinho (PMN) – vereador governista 

Eu acho que essa função de segundo secretário da Mesa Diretora e membro da Comissão de Orçamento, dando parecer de todos os projetos da Casa, requer muita responsabilidade. Eu acho que é positivo o balanço, a gente ajuda a Casa, e acho que estamos cumprindo bem com o nosso papel.

 

Bispo José Luiz (PRB) – vereador governista

É o meu primeiro ano, minha primeira legislatura. Foi um ano de aprendizado, um ano que a gente observou mais do que atuou, porque o meu trabalho mesmo a gente vai começar a partir do próximo ano, porque já sabemos como funciona a Casa. Tenho certeza de que em 2018 a gente vai chegar bastante diferente.

 

Léo Bezerra (PSB) – vereador oposicionista 

Vamos continuar a Caravana da Oposição em 2018, estou recebendo o bastão de líder através de um consenso da nossa bancada. A oposição vem dialogando, conversando, não tomamos decisões sozinhos.

 

 

Raíssa Lacerda (PSD) – vereadora governista 

Fizemos leis que o Executivo pode executar. Não adianta lei por lei. Coloquei emendas importantes na LOA. Você sentir que está contribuindo, é um balanço de alegria, de felicidade. Estou muito feliz. Que venhamos com toda garra no próximo ano, muita paz de espírito, para que eu possa continuar fazendo o meu papel como empregada do povo, trabalhando pela cidade.

 

Marmuthe Cavalcanti (PSD) – vereador governista 

É um balanço extremamente positivo. A gente passou uma temporada fora, por não ter sido eleito de forma imediata. Passamos esse tempo fora armazenando informações, tirando um tempo para visitar mais os bairros, para que pudesse voltar com mais projetos, e foi o que fizemos. Apresentamos vários projetos de indicação, muitos requerimentos, viemos com toda vontade de dar continuidade ao trabalho do primeiro mandato.

 

Carlão da Consolação (PSDC) – vereador governista 

Deu para iniciar o trabalho. E, como todo começo, foi de análise, de acompanhamento e observação. Deu para fazer um bom trabalho. Acredito que, para os primeiros meses, foi positivo. Foi uma grande experiência.

Blog do Gordinho