João Pessoa 25/09/2018 21:07Hs

Início » Paraíba » Catedral de Campina Grande celebra Missa de São João em ritmo junino, com presença de Amazan no projeto Fé e Cultura

Catedral de Campina Grande celebra Missa de São João em ritmo junino, com presença de Amazan no projeto Fé e Cultura

Catedral_Fe_Cultura2 - CópiaA Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, localizada na Avenida Floria no Peixoto, no centro de Campina Grande, celebrou na tarde e noite desta sexta-feira (24), dia da Natividade de São João Batista, uma missa diferente, com a liturgia voltada para o nascimento do profeta João e com o Ministério de Música Sol Maior entoando os cânticos da missa em ritmo de forró, com direito a sanfona, zabumba e triângulo.

 

Na abertura da Liturgia Eucarística, antes das leituras do dia, o Ministério de Teatro João Paulo II apresentou uma representação de São João Batista alertando a humanidade para a vinda do Messias. A Missa foi celebrada pelo Padre Luciano Guedes, pároco da Catedral, e concelebrada pelo vigário paroquial, Padre Van Victor.

 

Ao final da celebração, o poeta Amazan se apresentou na igreja, cantando músicas da cultura popular que falam de São João Batista e da festividade a ele dedicada. O Padre Luciano Guedes agradeceu ao poeta Amazan, que atendeu ao convite para participar da celebração, dentro do projeto Fé e Cultura. “Obrigado ao poeta Amazan por ter vindo, unir-se a nós nesse desejo de juntar e unir a fé e a cultura que querem ser o espaço para celebrar assim, de maneira bonita e agradecida ao nosso Deus”, destacou o pároco.

 

Fé e Cultura – A realização do Projeto Fé e Cultura, durante o Maior São João do Mundo, é uma parceria entre a Diocese de Campina Grande e a Prefeitura local, tendo como objetivo resgatar o lado religioso da população, considerando que, neste mês de junho, são celebrados os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro.

 

O projeto também oferece uma exposição de Arte Sacra na réplica da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, no Parque do Povo. Na exposição, os visitantes estão conferindo obras de arte numa Pinacoteca Sacra. No local estão expostas 15 telas que retratam passagens bíblicas com pintura a óleo. As obras são do artista paraibano Joab Rocha, que criou as telas especialmente para o Projeto Fé e Cultura. A Exposição ficará aberta todos os dias, das 18h às 00h, até o encerramento dos festejos juninos.

 

A coleção traz obras baseadas em cenas bíblicas do Antigo e Novo Testamento, que expressam as percepções do artista sobre a intervenção divina na humanidade. Para o padre Luciano Guedes, que coordena o Projeto, a fé e a cultura são íntimas, pois são traços históricos comuns de toda e qualquer sociedade. “O Projeto Fé e Cultura vem resgatar o lado religioso da festa mais tradicional da cidade, como também do Nordeste. Nossa intenção é mostrar para as pessoas as riquezas dessa ligação entre a fé e a cultura, que se misturam na composição social”.

 

Na próxima quarta-feira, 29, Dia de São Pedro, dentro do Projeto Fé e Cultura, a Missa na Catedral terá a participação da cantora Eloisa Olinto.

 

Pascom – Catedral