João Pessoa 19/06/2018 01:15Hs

Início » Cidades » CBTU lança campanha para prevenir acidentes com trens

CBTU lança campanha para prevenir acidentes com trens

A CBTU João Pessoa começou no dia de Natal, 25, mais uma campanha contra acidentes nas passagens de nível (PN). Através de rádio e tv a CBTU pretende atingir condutores de veículos e pedestres com mensagens que asseguram que o desrespeito à sinalização é a principal causa dos acidentes envolvendo trens e outros veículos. A campanha prossegue até o fim deste ano, período em que o fluxo de veículos nas PNs aumenta em virtude das festas e férias.

A preocupação da CBTU é com o crescimento no número de acidentes a cada ano, mesmo com a realização de campanhas permanentes. Até o dia 25 de dezembro deste ano, a Companhia já registrou 28 acidentes em João Pessoa, sendo 19 colisões e nove atropelamentos, o que representa um aumento de 25% em relação ao ano passado, quando foram catalogados 22 acidentes, sendo 11 colisões e 11 atropelamentos.

Atualmente, nos 30 km de linha férrea, existem 29 cruzamentos de ferrovia com ruas dos municípios de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita e Cabedelo. Onze dessas PNs são de tráfego intenso.

De acordo com o superintendente da CBTU João Pessoa, Lucélio Cartaxo, o principal objetivo da campanha é sensibilizar os condutores de veículos a prestarem mais atenção e respeitar a sinalização existente ao cruzar a via férrea. “A falta de atenção e o desrespeito às leis de trânsito são as principais causas de acidentes envolvendo trens. A culpa pelo acidente é sempre do motorista porque o trem não sai da linha para colidir com o automóvel, n