João Pessoa 25/05/2018 01:12Hs

Início » Cidades » Conta de luz terá bandeira verde, sem cobrança extra, em janeiro

Conta de luz terá bandeira verde, sem cobrança extra, em janeiro

Em dezembro, bandeira foi vermelha

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu nesta 6ª feira (29.dez.2017) que a bandeira tarifária para janeiro será verde, ou seja, sem custo adicional para os consumidores.

Segundo a agência, “o acionamento dessa cor indica condições favoráveis de geração hidrelétrica no Sistema Interligado Nacional”.

Em outubro e novembro, houve a cobrança do patamar 2 da bandeira vermelha, de R$ 5 a cada 100 KWh. Em dezembro, a agência manteve a bandeira vermelha, mas alterou para o patamar 1. A mudança foi possível após pequena evolução na situação dos reservatórios das hidrelétricas. A taxa cobrada foi de R$ 3 a cada 100 KWh consumidos.

O acionamento de bandeiras tarifárias é reflexo da estiagem. Para garantir o abastecimento é necessário acionar usinas térmicas. Nesse tipo de fonte, a geração de energia elétrica custa mais caro.

Para 2018, a previsão da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) é de que de junho a dezembro seja acionada a bandeira vermelha.

SINALIZAÇÃO AO CONSUMIDOR

Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias é uma sinalização do custo real da geração de energia aos consumidores. As cores verde, amarela ou vermelha (patamar 1 e 2) determinam o preço da taxa adicional cobrada nas contas de luz em relação a necessidade de r fontes de energia mais caras, como as termelétricas.

Desde o início de novembro, entrou em vigor o regulamento que revisa os valores e as regras de acionamento das bandeiras. O texto foi submetido à audiência pública até este mês. Ainda não há previsão para o regulamento ser submetido à direção da agência.

Poder360