João Pessoa 27/05/2018 21:26Hs

Início » Cidades » Delimitada área de embarque para Picãozinho

Delimitada área de embarque para Picãozinho

20121217161712_610x610 os banhistas que frequentam a praia de Tambaú precisam ficar atentos à delimitação de 200 metros que agora compreende a área de embarque e desembarque para Picãozinho. O local foi sinalizado no domingo (16), por meio de uma ação conjunta entre a Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur), a Associação dos Proprietários de Embarcações Turísticas da Paraíba (Apetep) e a Capitania dos Portos da Paraíba.

Na ocasião, o secretário de Turismo, Roberto Brunet, entregou ao comandante da Capitania dos Portos na Paraíba, Victor Buarque, e ao representante da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), o Termo de Cessão de Uso do equipamento. Segundo o comandante da Capitania, o número de visitantes no local está bem acima do permitido – 240 pessoas por dia.

Segundo Brunet, a ação atende o Plano de Gerenciamento Costeiro (PGC). “Com a sinalização instalada, será possível haver a fiscalização”, disse. Estiveram presentes representantes da Polícia Ambiental, agentes de controle urbano e representantes da Apetep, que vão participar da ação de regulamentação de visitas a Picãozinho.

De acordo com Brunet, também será firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para disciplinar o uso de Picãozinho. “Vamos estudar uma forma de controlar a entrada de pessoas e embarcações. Queremos garantir a preservação do lugar e promover uma atividade turística mais sustentável”, explicou.

Limite

Atualmente, sete embarcações fazem o transporte de pessoas para as piscinas naturais de Picãozinho. Com o ordenamento, o número de pessoas por embarcação vai ser limitado a 33. Para Antônio Fernandes, presidente da Apetep, este limite vai beneficiar o trabalho, já que garantirá a preservação do local. “Trabalhando de forma ordenada e organizada, poderemos preservar o local e, ao mesmo tempo, garantir que nossos filhos e netos desfrutem dessa riqueza que João Pessoa tem”, salientou.