João Pessoa 24/06/2018 12:44Hs

Início » Cidades » Emendas do projeto de lei que altera o Carnaval de Olinda são rejeitadas na Câmara

Emendas do projeto de lei que altera o Carnaval de Olinda são rejeitadas na Câmara

Oposição comemorou derrota de emenda que previa a proibição de camarotes privados

olinda carnavalForam rejeitadas, durante a sessão plenária realizada nesta sexta-feira (19) na Câmara Municipal de Olinda, as emendas sugeridas pela Prefeitura ao Projeto de Lei que previa alterações no Carnaval do município. Por nove votos contra e sete a favor, foram vetadas emendas como a que previa a proibição de camarotes privados em vias de passarelas naturais no Sítio Histórico.

Na ocasião, a sessão precisou ser interrompida por mais de meia hora, devido aos protestos e tumulto entre representantes de agremiações, foliões e moradores de Olinda, que acompanhavam a reunião. Diante disso, uma comissão formada para ir ao gabinete do prefeito Renildo Calheiros, pelas bancadas governista e oposicionista, além de representantes da sociedade. O objetivo foi o de tentar suspender a votação, mas não foram atendidos.

De volta ao plenário, a votação continuou e, segundo o presidente da Casa, Marcelo Soares, cerca de 20 emendas foram votadas, e destas, menos da metade foram rejeitadas pelos parlamentares. Além dele, outros vereadores comemoraram o resultado. Segundo o vereador Severino Barbosa Biai, que é a favor das alterações, faltou coragem em alguns governistas em votar pelas emendas, por conta da pressão popular.

Do outro lado, o vereador Arlindo Siqueira, que é presidente da Comissão de Cultura na Câmara, as alterações que a Prefeitura queria realizar eram consideradas sem diálogo com as instituições carnavalescas e com a própria sociedade. Na ocasião, ele também comemorou a vitória em algumas etapas, como no caso da derrota da emenda considerada como a mais importante.

folha de Pernambuco