João Pessoa 27/05/2018 10:02Hs

Início » Cidades » Encontro discute hemoterapia e Vigilância Sanitária na próxima semana em João Pessoa

Encontro discute hemoterapia e Vigilância Sanitária na próxima semana em João Pessoa

O Hemocentro da Paraíba, em parceria com a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), realiza na próxima terça-feira (4) o I Encontro de Hemoterapia e Vigilância Sanitária.  O evento começa às 9h30 no auditório do Hemocentro e será destinado a toda Hemorrede, aos técnicos responsáveis pelas agências Transfusionais da Grande João Pessoa e Campina Grande, além de diretores técnicos da rede hospitalar pública e privada.

A diretora geral do Hemocentro Sandra Sobreira explicou que o objetivo do Encontro é discutir, por meio de palestras, o papel da Vigilância Sanitária na Hemorrede, a importância da garantia da qualidade nos Serviços de Hemoterapia e as reações transfusionais e Hemovigilância. Além dos técnicos locais, o encontro vai contar com a participação do representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), João Batista  Silva Júnior.

A abertura do I Encontro de Hemoterapia e Vigilância Sanitária será às 9h30 pelo diretor da Agevisa, Jailson Vilbert. Logo em seguida, o representante da Anvisa, João Batista  Silva Junior vai falar sobre “ O Papel Vigilância na Hemorrede”. Ainda na parte da manhã Kátia Navarro, do Hemocentro, vai falar sobre “A Importância da Garantia da Qualidade nos Serviços de Hemoterapia”.

A programação terá continuidade à tarde, a partir das 14h, com o tema “Análise Situacional da Paraíba” que será abordado por João Batista Silva Júnior e pela técnica da Agevisa, Rafaela Duarte Moreira.  Logo em seguida será abordado o tema “Reações Transfusionais e Hemovigilância por Rodrigo Finizola do Hemocentro da Paraíba. O evento será encerrado às 17h pela diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Hemoterapia é o emprego terapêutico do sangue, que pode ser transfundido com seus componentes (hemocomponentes) e derivados (hemoderivados). Os componentes sanguíneos (hemocomponentes) são obtidos através de processos físicos e são eles: concentrado de hemácias, plasma fresco congelado, concentrado de plaquetas e crioprecipitado. Já os derivados sanguíneos (hemoderivados) são fabricados através da industrialização do plasma e são eles: albumina, imunoglobulinas e fatores da coagulação (Fator VII, Fator VIII, Fator IX, além dos complexos protombínicos).

Os principais hemocomponentes utilizados na terapia transfusional são: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado. Não se deve usar plasma normal (sem os fatores de coagulação) para a transfusão, ficando seu uso restrito à indústria. Os hemoderivados mais usados são: albumina, imunoglobina, preparados hemofílicos (fator VIII e fator IX).

Secom-PB