João Pessoa 22/04/2018 14:32Hs

Início » Cidades » Furacão destrói casas e mata 8 pessoas no Texas

Furacão destrói casas e mata 8 pessoas no Texas

Pessoas fugiram para o interior na esperança de escaparem da tempestade

A military helicopter flies over a destroyed house after Hurricane Harvey struck in Rockport, Texas, August 26, 2017. REUTERS/Rick Wilking

Moradores estão tentando reconstruir suas casas e comércios após a brusca passagem do furacão Harvey – que deixou oito pessoas mortas em Houston, no Texas.

A brasileira Roseli Qorch contou ao programa RB News, da Rádio Bandeirantes, que, por conta do vento forte e da chuva, muitas casas próximas ao imóvel onde ela mora tiveram seus telhados arrancados e uma loja comercial foi totalmente destruída.

O furacão
 já era esperado pelos texanos e chegou ao país na noite dessa sexta-feira (25) como uma tempestade de categoria 4 com ventos de 209 quilômetros por hora.

Milhares de moradores fugiram para o interior, na esperança de escapar da tempestade – que ameaça a ampla faixa do Texas onde estão instaladas refinarias de petróleo, indústrias químicas e que pode inundar Houston, a quarta maior cidade do país, com quase 6 milhões de habitantes na área metropolitana.

Recorde histórico

A chuva e o vento cessaram fazendo a tempestade ser classificada como tropical. Segundo Roseli, isso facilitou a drenagem da água e apenas as casas próximas aos rios estão sob alerta pois ainda correm risco de alagamento.

Houston vai receber de 60 a 91 centímetros de chuva nos próximos dias por conta da maior tempestade a atingir o Estado do Texas em mais de 50 anos. “Isso é sério”, disse prefeito Sylvester Turner, que garantiu que a cidade está preparada para o que ele descreveu como “grande evento de água” . “É importante que as pessoas fiquem fora das ruas.”

Petróleo

Cerca de 25% da produção de petróleo dos Estados Unidos no Golfo do México está paralisada por causa da passagem da tempestade tropical Harvey, afirmou uma agência governamental vinculada ao Departamento do Interior do país.

A agência obteve os dados ao consultar 30 operadores que atuam na região.

O volume corresponde a 428.568 barris de óleo por dia (bpd), do total diário bombeado do golfo de 1,75 milhão de bpd. Na sexta-feira, 22% da produção estava paralisada e de 112 plataformas foram evacuadas.

Band