João Pessoa 17/08/2018 11:01Hs

Início » Cidades » Governo avalia que coincidência de apagões não é “normal”

Governo avalia que coincidência de apagões não é “normal”

Os apagões que atingiram diversas regiões do país recentemente não são “normais”, avaliou o ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, nesta sexta-feira (26).

Um apagão ocorrido entre o final de quinta-feira e a madrugada desta sexta-feira atingiu todo o Nordeste e parte da região Norte, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

De acordo com Zimmermann, a causa da falta de energia teria sido um problema na linha de transmissão de Colina-Imperatriz, administrada por uma empresa controlada pela estatal mineira Cemig.

“Eventos como esse não são normais e a coincidência, então, é que é mais anormal ainda”, disse o ministro a jornalistas.

No início de outubro, um apagão atingiu o Distrito Federal e um blecaute deixou sem luz áreas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Sistema Acre-Rondônia do país.

No apagão da madrugada desta sexta, a perda de carga de energia no momento da interrupção no Nordeste foi de 9.500 megawatts (MW). No Norte, onde Pará e Tocantins ficaram sem luz, a perda foi de 3.500 MW. Há relatos de moradores de Brasília que o corte também afetou parte da capital federal.

Foi convocada uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, em Brasília, para discutir as causas do mais recente apagão.

reuters