João Pessoa 26/05/2018 00:25Hs

Início » Cidades » Leonardo de Deus conquista o bicampeonato pan-americano na natação.

Leonardo de Deus conquista o bicampeonato pan-americano na natação.

Brasil também vence o revezamento 4x100m livres, com Santana, Lucca, Fratus e Chierighini.

leonardo de deusLeonardo de Deus comemora o bicampeonato – Erich Schlegel / USA Today Sports

O Brasil começou, nesta terça-feira, com dois ouros e três bronzes a natação dos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Numa prova das mais disputadas, o matogrossense Leonardo de Deus conquistou, nesta terça-feira, o bicampeonato nos 200m borboleta. De quebra, o nadador bateu o recorde pan-americano (1m55s01). A segunda vitória brasileira veio no revezamento 4x100m livres, com Matheus Santana, João de Lucca, Bruno Fratus e Marcelo Chierighini.

Menos de uma hora antes do ouro no revezamento, o paulista Chierighini foi o primeiro nadador brasileiro a subir ao pódio, com o bronze nos 100m livre. Também nesta terça, a pernambucana Joanna Maranhão ficou em terceiro nos 200m borboleta, e o revezamento 4x100m feminino também fez bonito. Manuela Lyrio, EtieneMedeiros, Daynara De Paula e Daiane Oliveira foram bronze.

– Medalha é sempre bom. O público vê medalha e valoriza muito. Botar para fora todo o trabalho diário é o mais importante de tudo – festejou Joanna, em entrevista ao Sportv, após bater seu próprio recorde sul-americano da prova, com o tempo de 2m09s38. O ouro nesta prova ficou com a anfitriã Audrey Lacroix e a prata com a americana Katherine Mills.

A festa brasileira com o ouro nos 4x100m – TIMOTHY A. CLARY / AFP

Já Chierighini só chegou atrás do campeão argentino Federico Grabich e do canadense Santo Condorelli, medalha de prata. O também brasileiro Matheus Santana ficou em sétimo na final.

– Estou satisfeito. Primeiro Pan, medalha de bronze, não tenho do que reclamar – comentou o brasileiro, em entrevista ao Sportv.

Ano passado, em Gold Coast, na Austrália, Chierighini integrou o quarteto brasileiro que foi bronze no Pan-Pacífico, a primeira medalha do Brasil na história do torneio. Na ocasião, o paulista nadou ao lado de João de Lucca, Bruno Fratus e Nicolas Oliveira.

Marcelo Chierighini em ação no Pan – TIMOTHY A. CLARY / AFP
O Globo