João Pessoa 19/06/2018 01:21Hs

Início » Cidades » Lua Crescente pode ser observada do Terraço Panorâmico da Estação Cabo Branco neste domingo

Lua Crescente pode ser observada do Terraço Panorâmico da Estação Cabo Branco neste domingo

A Lua Crescente pode ser observada neste domingo (21) do Terraço Panorâmico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. “É a fase mais propícia para a observação, contanto que o tempo esteja aberto, sem ameaças de chuva”, diz o astrônomo Marcos Jerônimo. A visitação é gratuita e pode ser feita das 18h30 às 20h30.Quando é Lua Cheia, vemos o disco lunar 100% iluminado. Já na fase Nova, não há luz solar refletida (0% de iluminação). Cerca de sete dias e meio depois da Lua Nova, quando está perpendicular em relação ao Sol, ela se encontra na fase Quarto Crescente e nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe à meia-noite. O seu aspecto é o de um semicírculo voltado para o Oeste e, vista do hemisfério Sul, a aparência lembra à da letra “C” (já no hemisfério Norte, se parece com um “D”, o mesmo aspecto da Lua Minguante por aqui).

Próximo dia 28/10, data do segundo turno das eleições, a Estação estará fechada. E as observações só serão retomadas dia 22 de novembro, quando Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, poderá ser avistado dentro dos horários das sessões até fevereiro de 2013.

Marcos Jerônimo, geógrafo formado pela UFPB, é astrônomo amador há 42 anos. Foi diretor técnico-científico da Associação Paraibana de Astronomia (APA). Tem especialização em Direito Ambiental (antiga Faculdade Francisco Mascarenhas, atual FIP) e em Ensino da Astronomia (Universidade Cruzeiro do Sul – SP)

Assessoria