João Pessoa 25/05/2018 05:09Hs

Início » Cidades » Marta concorre ao prêmio Bola de Ouro pela 11ª vez consecutiva

Marta concorre ao prêmio Bola de Ouro pela 11ª vez consecutiva

marta jogadoraMarta, a camisa 10 da seleção feminina de futebol, está novamente entre as três finalistas do prêmio de melhor jogadora do ano. A lista, elaborada por jornalistas, capitães e técnicos, foi anunciada nesta segunda-feira (1°), pela Fifa. Ela disputa o Bola de Ouro com a alemã Nadine Kessler e a norte-americana Abby Wambach. Entre os homens, os finalistas são: Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Manuel Neuer.

 A jogadora brasileira é finalista todos os anos desde 2004. Terceira colocada em 2004 e segunda em 2005, Marta ganhou por cinco anos consecutivos, de 2005 a 2010. Depois disso sempre tem ficado entre as três melhores. Atualmente ela defende o Rosengard, da Suécia.

Entre os homens, a disputa vai ser entre o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, o argentino Lionel Messi, do Barcelona, e o goleiro alemão campeão do mundo Manuel Neuer, do Bayern de Munique. Nenhum brasileiro ficou entre os finalistas.

Ronaldo, que levou o troféu em 2013, e Messi, ganhador de 2012, concorreram ao prêmio nos últimos sete anos. Neymar, único brasileiro pré-selecionado na lista de 23 concorrentes, foi eliminado, assim como Diego Costa, brasileiro naturalizado espanhol.

Este ano, a lista do Bola de Ouro foi dominada por jogadores alemães. Seis campeões do mundo no Brasil entraram na disputa. Outros craques que brilharam na Copa, como o colombiano James Rodríguez, o holandês Robben e o francês Benzema foram incluídos.

Em termos de clubes, o futebol espanhol foi o mais bem representado, com 10 jogadores: seis do Real Madrid e quatro do Barcelona. Apenas atletas que evoluem no futebol europeu foram selecionados.
A lista foi estabelecida por integrantes da Comissão de Futebol da Fifa e por um grupo de especialistas da revista francesa France Football.

O vencedor do Bola de Ouro 2014 será conhecido no dia 12 de janeiro de 2015, durante cerimônia na sede da Fifa, em Zurique, transmitida ao vivo pela televisão