João Pessoa 18/08/2018 18:00Hs

Início » Cidades » Obra póstuma de Ariano Suassuna é lançada pela editora Nova Fronteira

Obra póstuma de Ariano Suassuna é lançada pela editora Nova Fronteira

"Romance de Dom Pantero no palco dos pecadores", dividido em dois volumes, reforça a unidade literária do escritor paraibano radicado em Pernambuco

A genialidade de Ariano Suassuna (1927-2014) nunca esteve restrita a uma única linguagem artística. O mentor do Movimento Armorial deixou como legado um universo onde romances, peças de teatro, poesias, ensaios, desenhos e aulas-espetáculos convivem como parte de um todo.

Durante as três últimas décadas de sua vida, o paraibano radicado em Pernambuco se dedicou à construção de uma síntese de sua obra, unificando todas essas áreas. Morreu poucos dias depois de concluir a missão, materializada em um derradeiro livro, que agora chega às mãos dos leitores.

“Romance de Dom Pantero no palco dos pecadores” (Editora Nova Fronteira, 1.024 páginas, R$ 189,90) é uma obra dividida em dois volumes: “O jumento sedutor” e “O palhaço Tetrafônico”. As duas partes seriam o início de um projeto de súmula da produção artística do autor, batizado por ele mesmo como “A ilumiara”, neologismo inspirado nos anfiteatros utilizados como locais de culto pelos primeiros habitantes do Brasil.

O professor e pesquisador Carlos Newton Júnior acompanhou de perto a epopeia armorial empreendida pelo criador do “Auto da Compadecida”. Ex-aluno e amigo do escritor, recebeu a tarefa de transcrever os manuscritos desta última obra, que para ele se configura como um testamento literário. “Ariano via tudo o que ele fez como um conjunto. Neste livro, ele procurou reforçar essa unidade. Quem já é um leitor de Ariano vai perceber que existem várias ligações com outras obras”, aponta.

Cada um dos volumes é composto por quatro cartas escritas pelo personagem Antero Savedra – pseudônimo Dom Pantero – e destinadas “aos nobres cavaleiros e belas damas da Pedra do Reino”. O autor das epístolas pode ser compreendido como uma espécie de alter ego do escritor paraibano. “Digo que esse livro é uma autobiografia poética. Assim como Antero Savedra, são citados outros autores, como Altino Sotero e Adriel Soares, todos com iniciais ‘A’ e ‘S’. São heterônimos do próprio Ariano. Cada um representa uma de suas muitas facetas”, afirma o pesquisador.

Apaixonado pelas figuras da arte rupestre, Suassuna criou para este trabalho ilustrações inspiradas nos desenhos pré-históricos encontrados no Nordeste do Brasil. Uma tipografia específica, baseada nesses traços, foi criada pelo artista Ricardo Gouveia de Melo, que assina o projeto gráfico do livro.

Para abraçar também o audiovisual e as novas tecnologias, o artista plástico Manuel Dantas Suassuna, filho de Ariano, organizou vídeos das aulas-espetáculos ministradas por seu pai, que podem ser vistas por meio de um QR Code. “Todo o projeto editorial foi feito com a preocupação de chegar o mais próximo possível do que ele queria. Essa é a obra de um artista que, por sua maturidade, chegou ao topo”, arremata Manuel.

Próximos lançamentos

A Nova Fronteira lançará quase 20 livros de Ariano Suassuna nos próximos anos, conjunto que envolve teatro, romance, poesia e ensaio, e inéditos como a peça “As Conchambranças de Quaderna” (1987), encenada, mas nunca publicada.
“Auto da Compadecida” (1955), próximo lançamento, terá ilustrações de Manuel Dantas. “Ele queria dar uma unidade estética à obra, como se fosse uma coleção”, afirma o filho, que deve organizar em Pernambuco, neste ano, uma exposição com gravuras e manuscritos do pai.

Evento

Como forma de celebrar lançamento do livro, neste sábado (9), às 15h, a Livraria Cultura do Shopping RioMar recebe o evento “Debate espetaculoso – O romance de Dom Pantero no palco dos pecadores e nós”. A mesa de debates conta com a presença de Carlos Newton Júnior, Ricardo Barberena e Ester Suassuna, com mediação de Manuel Dantas Suassuna.

Serviço:

Debate espetaculoso – O romance de Dom Pantero no palco dos pecadores e nós
Quando: sábado (9), às 15h
Onde: Livraria Cultura Shopping RioMar (Av. República do Líbano, 251, Pina)
Entrada gratuita
Informações: (81) 3256-7500

Folha de Pernambuco