João Pessoa 21/05/2018 06:59Hs

Início » Cidades » Palmeiras confirma contratação de Cuca como novo treinador

Palmeiras confirma contratação de Cuca como novo treinador

cucatecnicoluis-moura-gazeta-press (1)Alexi Stival, mais conhecido como Cuca, é o novo treinador da Sociedade Esportiva Palmeiras. Neste sábado, por meio de sua conta oficial no Twitter, o clube confirmou o acerto com o técnico, ex-jogador do próprio clube.

Cuca estava nos planos do Palmeiras desde junho do ano passado, quando ainda tinha vínculo com o chinês Shandong Luneng. Na época, a agremiação resolveu contratar Marcelo Oliveira, então bicampeão brasileiro, que acabou demitido após 24 vitórias, 11 empates e 18 derrotas (52,2% de aproveitamento).

Cuca rescindiu com o time asiático no final de 2015 e, em função de problemas de saúde na família, não conversou com nenhuma equipe nos primeiros meses do ano. Ele é empresariado por Eduardo Uram, que tem boa relação com Alexandre Mattos, diretor de futebol do Palmeiras.

Antes de iniciar a carreira de técnico, Cuca atuou como jogador e viveu seu auge pelo Grêmio, no fim dos anos 1980. O atacante defendeu o Palmeiras em 1992, no início da vitoriosa Era Parmalat, mas deixou o clube sem títulos após 24 jogos e sete gols – com o time na fila, ele chegou a simular o gesto de colocar uma faixa no peito ao comemorar.

Conhecido pelas superstições e por sua religiosidade, Cuca conquistou títulos estaduais no Rio de Janeiro e em Minas Gerais antes de ganhar a edição de 2013 da Copa Libertadores da América no comando do Atlético-MG, com Ronaldinho Gaúcho como astro.

De volta ao Palmeiras, agora na condição de treinador, Cuca pode lutar para conquistar o título que sonhou como atleta em 1992. A estreia do técnico está marcada para as 21h45 (de Brasília) da próxima quinta-feira, em Montevidéu, contra o Nacional, pela Copa Libertadores.

Os principais desafios de Cuca no Palmeiras são formar um time competitivo e aumentar o repertório de jogadas e variações táticas, tarefas nas quais o antecessor Marcelo Oliveira não teve sucesso, apesar dos oito reforços contratados pelo clube após o título da Copa do Brasil.

Antecedido por Marcelo Oliveira, Oswaldo de Oliveira, Dorival Júnior, Ricardo Gareca e Gilson Kleina, Cuca é o sexto técnico da gestão de Paulo Nobre, iniciada em janeiro de 2013. Às 11 horas (de Brasília) deste domingo, sob o comando do interino Alberto Valentim, o Palmeiras enfrenta o São Paulo, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista.

Terra