João Pessoa 21/08/2018 00:26Hs

Início » Cidades » Pernambuco celebra Dia da Cultura dos Bois

Pernambuco celebra Dia da Cultura dos Bois

Concentração será neste domingo, às 15h, no Marco Zero

boi, ursos e pastorisCortejo reúne agremiações de bois, ursos e pastoris

Pela primeira vez desde que foi instituído nos calendários oficiais de Pernambuco e do Recife, o Dia da Cultura dos Bois será celebrado com uma programação especial no próximo domingo, 1 de março. A data oficial é 28 de fevereiro, uma referência ao primeiro registro da confecção de um boi no Brasil. Neste mesmo dia, em 1644, a população da capital pernambucana conferia, admirada, um boi “voar” sobre a ponte do Recife, hoje ponte Maurício de Nassau.

Divulgação/Roberta Guimarães

Cortejo reúne agremiações de bois, ursos e pastoris

Para demarcar a importância desta expressão na formação da identidade cultural pernambucana, diversas agremiações de bois, ursos e pastoril farão um grande cortejo. A concentração será no Marco Zero, Bairro do Recife, a partir das 15h.

Para Aelson da Hora, presidente da Federação de Bois e Similares do Estado de Pernambuco, há cerca de 300 agremiações de bois no Estado, que precisam ser fortalecidas. “A cultura popular ainda é carente de marcos legais, por isso é importante celebrar o que já conquistamos e promover os grupos que mantém vivas nossas tradições”, destaca. Neste sentido, a Federação tem articulado o surgimento de Ligas Municipais de Bois, com atuação político-cultural direta nas cidades com maior presença deste tipo de manifestação, como Arcoverde, Timbaúba, Bonito, Aliança, Limoeiro e Paudalho.

De Arcoverde, o Boi Maracatu também se apresenta no Recife neste domingo (1). A comemoração deste sábado (28), que vai reunir grupos da capital e do interior do estado, também conta com o apoio da Prefeitura do Recife.

Serviço
Comemoração do Dia Estadual e Municipal da Cultura dos Bois
Quando: Domingo, 1º de março
Onde: Concentração às 15h no Marco Zero (Recife). Cortejo a partir das 16h30, passando pela Av. Marquês de Olinda, Ponte Maurício de Nassau e dispersão na Praça do Diário.
Grupos participantes: Boi Faceiro, Boi de Mainha, Boi Tatatá, Boi D´Loucos, Boi Cara Branca (Limoeiro), Boi Maracatu (Arcoverde), Boi Glorioso (Bonito), Boi Diz Nove (Timbaúba), Boi Camará (Camaragibe), Boi Sorrizo (Jaboatão), Boi da Mata, Boi Malabá, Boi Mimoso, Urso Cangaçá, Urso Zé da Pinga, Pastoril Giselly Andrade.

 

Folha de Pernambuco