João Pessoa 18/07/2018 14:51Hs

Início » Cidades » Pescadores encontram tubarão-baleia em Itapuã: ‘parecia um trem’; veja vídeo

Pescadores encontram tubarão-baleia em Itapuã: ‘parecia um trem’; veja vídeo

Um grupo de seis pescadores encontrou um tubarão-baleia enquanto pescava nas proximidades da costa da praia de Itapuã, em Salvador, no fim da tarde de terça-feira (17). Os pescadores resgataram o animal após ele ficar preso na rede de pesca. Henrique de Freitas, 30 anos, um dos integrantes do grupo de pesca, contou que o animal parecia pedir ajuda quando se enroscou na rede.

“A gente tava pescando, aí, de repente, subiu uma mancha preta das profundezas, como se tivesse pedindo ajuda”, comentou Henrique.

Ele contou que o animal deveria ter cerca de 8 a 10 metros, e pesava por volta de 20 toneladas. “Era gigante, parecia um trem”, completou. Em mais de 14 anos de trabalho, Henrique disse que nunca viveu uma situação igual a essa. “Minha pernas gelaram”, concluiu.

‘Mergulhe com ele’
O biólogo Clarêncio Baracho explicou que o tubarão-baleia é um animal muito dócil, que se alimenta de pequenos organismos vivos, como o plâncton. “Ele é filtrador, se locomove bem devagar”, conta o especialista.

O tubarão-baleia está na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Ou seja, é um animal ameaçado de extinção.

De acordo com a organização, atualmente há 50% menos tubarões-baleia, se comparado com 40 anos atrás.

“Quem tiver a sorte de encontrar com um tubarão-baleia, aproveite! Mergulhe com ele”, recomenda o biólogo.

Correio da Bahia