João Pessoa 25/06/2018 11:22Hs

Início » Cidades » População aguarda inauguração da UPA; Obra foi prometida em 2010, mas até agora não foi inaugurada

População aguarda inauguração da UPA; Obra foi prometida em 2010, mas até agora não foi inaugurada

A população de Cajazeiras está aguardando que a (UPA) Unidade de Ponto Atendimento seja equipada e inaugurada o mais rápido possível. O prédio já está pronto. Além dos equipamentos, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde terá que contratar os profissionais, treinar, para colocar em funcionamento.

As UPAs fazem parte de um programa do governo federal, que libera recursos para Estados e Municípios construírem e depois, assumirem a administração. O principal objetivo é desafogar os Hospitais, realizando os primeiros atendimentos no setor de urgência e emergência, principalmente pacientes atendidos pelo SAMU, com atendimento 24 horas.

Para construção da UPA de Cajazeiras, o governo liberou R$ 2 milhões para construção do prédio e 2 milhões para aquisição dos equipamentos. Na sua última fala sobre o assunto, o governador Ricardo Coutinho falou das dificuldades para colocar a UPA de Cajazeiras para funcionar.

Segundo o governador o Estado tem enfrentado dificuldades já que o funcionamento das UPAs e de novos hospitais que estão sendo construídos, já que os gastos são elevados. Segundo ele, os municípios não repassam os recursos pactuados para os serviços prestados pelo Estado, mas mesmo assim, os avanços têm sido extraordinários.

A Ordem de Serviço da UPA de Cajazeiras foi assinada ainda na gestão do ex-governador José Maranhão (PMDB), pelo governador em exercício Ricardo Marcelo, no dia 20 de outubro de 2010, entretanto, a obra não foi iniciada, o que só aconteceu no governo de Ricardo Coutinho (PSB), que acaba de concluí-la.

Nossa reportagem tentou um contato com a gerente regional de Saúde, Maura Moreira, por telefone, mas não conseguimos, justamente para saber se existe alguma previsão para compra desses equipamentos, contratação do pessoal, treinamento e inauguração.

diario do sertão