João Pessoa 18/06/2018 13:43Hs

Início » Cidades » RJ bate recorde de fuzis apreendidos em um ano: 393 entre janeiro e setembro

RJ bate recorde de fuzis apreendidos em um ano: 393 entre janeiro e setembro

Número já é maior do que o registrado em todo o ano de 2016, segundo o governo. A média é de mais de um fuzil apreendido por dia. Junho foi o mês com maior número de apreensões em 10 anos: 93 armas.

O ano de 2017 bateu o recorde de fuzis apreendidos no Estado do Rio de Janeiro nos últimos 10 anos. Um levantamento feito pelo G1a partir de dados do Instituto de Segurança Pública mostrou que, entre janeiro e setembro deste ano, 393 fuzis foram apreendidos no Rio. A média é de mais de um fuzil apreendido por dia no Estado.

Em dez anos, o número chega a mais de 3 mil. Na comparação entre 2008, que tem o menor número da série, e este ano, o número de apreensões subiu 114,7%.

Frederik Barbieri é apontado pela polícia como responsável pelo envio de mais de 60 fuzis, apreendidos no aeroporto do Galeão (Foto: Reprodução/RJTV)Frederik Barbieri é apontado pela polícia como responsável pelo envio de mais de 60 fuzis, apreendidos no aeroporto do Galeão (Foto: Reprodução/RJTV)

Frederik Barbieri é apontado pela polícia como responsável pelo envio de mais de 60 fuzis, apreendidos no aeroporto do Galeão (Foto: Reprodução/RJTV)

Em 2017, junho foi o mês com mais apreensões em 10 anos : foram 93, sendo 60 deles apenas no aeroporto do Galeão. No mês seguinte, no entanto, o número caiu drasticamente para 19. Após dois meses de queda, mais uma subida: em setembro foram 46 apreensões, o maior número depois de maio e junho, com 73 e 93 fuzis apreendidos, respectivamente.

Apontado pela Polícia Civil como o responsável pelo envio das armas para o Galeão, o brasileiro Frederik Barbieri está foragido. Ele nega as acusações. Investigações apontam que as armas foram pedidas pelo traficante Rogério 157, um dos pivôs da guerra que aterrorizou os moradores da Rocinha em setembro deste ano.

 Como o Instituto de Segurança Pública ainda não divulgou os dados de outubro, os números serão ainda maiores: recentemente, a Polícia Militar apreendeu o 300º fuzil em operações da corporação somente em 2017 – número que não inclui as armas apreendidas por outras forças, como a Polícia Civil.

Fuzis apreendidos pela Polícia do Rio são apresentados em junho (Foto: Alessandro Ferreira/G1)

Recentemente, traficantes foram flagrados com fuzis durante um baile funk em uma das comunidades do Complexo da Maré.

G1