Mundo

Guaíba volta a encher rapidamente e nível supera a barreira dos 5m

Às 14h45 desta segunda-feira (13/5), o nível do Guaíba atingiu 5 metros e um centímetro

As enchentes inundaram as ruas do bairro de Ipanema, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, em 13 de maio de 2024. Os níveis dos rios subiram novamente no domingo, enquanto fortes chuvas atingiram o sul do Brasil, onde as enchentes mataram 145 pessoas e forçaram centenas de milhares de suas casas – (crédito: Anselmo Cunha/AFP)

Uma nova medição feita no Guaíba, em Porto Alegre, mostra que o nível das águas superou a barreira dos 5m. Às 14h45 desta segunda-feira (13/5), atingiu 5 metros e um centímetro. A cota de alerta ocorre quando o nível chega a 2,5m; e a de inundação, a 3m.

Projeções feitas pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, indicam que a cheia no Guaíba terá longa duração, ficando acima da cota de transbordamento até a última semana de maio.

O pico, a ser atingido entre hoje e quarta-feira, dependerá da chuva acumulada nos afluentes nos últimos dias e da força do vento sul, podendo chegar a 5 metros e 40 centímetros.

No domingo da semana passada, foi registrado o pico histórico, superando a barreira dos 5m e 30 centímetros. Uma lenta recessão teve início na quarta-feira (8/5), com o nível chegando a 4,56 metros no sábado (11/5). Desde domingo (12/5), há um repique, com elevação de mais de 20 cm na madrugada e manhã de hoje (13/5).

Cerca de 202 mil casas estão sem abastecimento de água em Rio Grande do Sul, após forte chuvas atingiram o estado há duas semanas. O desabastecimento afeta 21 cidades.

Correio Braziliense 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo