João Pessoa 22/04/2018 16:07Hs

Início » Destaque » Cartaxo anuncia ex-deputado como novo superintendente executivo de Mobilidade Urbana

Cartaxo anuncia ex-deputado como novo superintendente executivo de Mobilidade Urbana

batingaO prefeito Luciano Cartaxo anunciou, na tarde desta quinta-feira (5), mudanças em seu secretariado. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) passa a ser liderada pelo engenheiro civil e ex-deputado estadual Carlos Batinga. Roberto Pinto, que respondia pela pasta interinamente, passa a atuar como secretário adjunto de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb). Carlos Alberto Batinga Chaves é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com especialização em Engenharia de Transportes e Desenvolvimento Urbano. Na gestão pública, atuou como gestor de mobilidade urbana em cidades como Natal e Salvador, além de João Pessoa, onde foi Superintendente de Transportes Públicos e Diretor de Planejamento Urbano.

Em 2014

A mobilidade urbana é um tema bastante familiar para o ex-parlamentar. Em dezembro de 2014, então deputado estadual, Carlos Batinga fez críticas à Carta elaborada pelos governadores eleitos do Nordeste, que participaram de encontro ocorrido no Centro de Convenções da Capital paraibana. Para o parlamentar, naquela ocasião, os governadores não teriam debatido a respeito da mobilidade urbana nas cidades. ”

O deputado Carlos Batinga (PSC) declarou, nesta quarta-feira (10), que faltou a inclusão de políticas de mobilidade urbana para as cidades nordestinas na Carta da Paraíba, elaborada pelos governadores eleitos do Nordeste, que  ontem . “Acho que faltou um item relativo ao melhor funcionamento das cidades, com ênfase na mobilidade urbana, pois juntamente com saúde e segurança são apontados como os maiores problemas enfrentados pela população. O país já é eminentemente urbano, com 85% das pessoas vivendo nas cidades, logo o desenvolvimento econômico e uma melhor qualidade de vida dependem do deslocamento das pessoas, bens e serviços. Assim mobilidade urbana não é um problema do município e sim das três esferas de governo”, afirmou.

O mais novo susperintendente da gestão de Luciano Cartaxo é considerado uma referência na área de mobilidade urbana. Ele foi secretário de transportes das cidades de Salvador (BA), Natal (RN) e João Pessoa (PB); elaborou vários planos diretores de diversas cidades, a exemplo Pretólia e Cidade do Cabo na África do Sul para a Copa do Mundo de 2010; e trabalhou na ONU, prestando consultoria na área de transportes.

PB Agora

com Secom-JP