João Pessoa 27/05/2018 15:33Hs

Início » Destaque » Cartaxo sai na frente na disputa pela prefeitura de João Pessoa com 52%, diz Ibope

Cartaxo sai na frente na disputa pela prefeitura de João Pessoa com 52%, diz Ibope

agenda psolO prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), seria reeleito no primeiro turno com 52% das intenções de voto caso as eleições fossem hoje. É o que revela a primeira pesquisa na capital feita pelo Ibope Inteligência, em parceria com a TV Cabo Branco. O pessedista é seguido pela candidata do PSB, Cida Ramos, com 23% das intenções de voto na consulta estimulada. Os candidatos Professor Charliton(PT) e Victor Hugo (PSOL) são citados, cada um, por 2% dos eleitores. Aqueles que pretendem votar branco ou anular representaram 15% da amostra e os entrevistados que não souberam ou preferiram não opinar somaram 6%. A consulta estimulada é quando o eleitor é questionado sobre em qual dos candidatos da lista eles votariam se a eleição fosse hoje.

pesquisa (1)

A consulta aconteceu entre os dias 20 e 23 deste mês e foram entrevistados 602 eleitores. A margem de erro admitida pela pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa foi encomendada pela Televisão Cabo Branco LTDA. e registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o protocolo número PB-06426/2016.

Destaque por segmentos
A consulta mostra que o atual prefeito e candidato à reeleição Luciano Cartaxo se destaca entre os eleitores mais jovens (16 a 34 anos) e entre aqueles com renda mensal de 2 a 5 salários mínimos. Já Cida Ramos é a mais citada por eleitores com idades de 35 a 44 anos e também por aqueles com maior renda familiar. As intenções de voto de Victor Hugo são mais expressivas entre aqueles com idade de 45 a 54 anos. Os demais candidatos apresentam intenções de votos distribuídas de maneira homogênea nos segmentos analisados.

Espontânea
A pesquisa espontânea, quando não há a apresentação dos nomes dos candidatos, também traz o atual prefeito, Luciano Cartaxo, na liderança. Ele aparece com 31% das intenções de voto. Cida Ramos vem em seguida, com 11%. Pelo menos 2% dos eleitores consultados citaram outros nomes. Branco ou nulo somaram 17%, enquanto que não souberam ou preferiram não opinar 38% dos entrevistados.

espontanea

Rejeição
O candidato do Psol, Victor Hugo, foi o mais rejeitado entre os eleitores consultados pelo Ibope Inteligência. Disseram que não votariam nele de jeito nenhum 46% dos entrevistados. O Professor Charliton Machado aparece em seguida, com 43%. Na sequência, surgem Cida Ramos, com 37% de rejeição, e Luciano Cartaxo, com 25%. Pelo menos 5% dos eleitores admitiram que poderiam votar em todos eles e 14% disseram não saber ou preferiram não opinar. Vale ressaltar, que nesta opção, os entrevistados podem citar mais de um candidato, portanto, os resultados somam mais de 100%.

rejeição

Expectativa de vitória
A maioria dos eleitores consultados pelo Ibope Inteligência disse acreditar que o atual prefeito, Luciano Cartaxo, será reeleito. Essa é a opinião de 56% dos entrevistados. A socialista Cida Ramos deverá ser eleita na opinião de 17% dos consultados. O Professor Charliton e Victor Hugo aparecem empatados com 1% de expectativa de vitória. Ao menos 25% dos eleitores disseram não saber ou não quiseram opinar.

expectativa

Avaliação da gestão municipal
O Ibope Inteligência quis saber como as pessoas avaliam a administração do atual prefeito, Luciano Cartaxo. Ela é avaliada como ótima ou boa por 45% dos eleitores. Pelo menos 41% considera regular e 12% ruim ou péssima. Não souberam avaliar 3% dos eleitores consultados. No quesito aprovação, 64% dos eleitores consultados disseram aprovar a gestão. Outros 28% desaprovam e 7% não souberam avaliar.

ava municipal

Avaliação da gestão estadual
O Ibope Inteligência também quis saber dos eleitores como eles avaliavam a gestão estadual. Vale ressaltar que Ricardo Coutinho (PSB), atual governador, é o padrinho político de Cida Ramos. O desempenho do governo foi classificado como ótimo e bom por 61% dos entrevistados. Consideraram regular 28% e 8% classificou a gestão como ruim ou péssima. Pelo menos 2% dos consultados não souberam avaliar.

ava estadual

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA (JOB Nº 0565-1 | 2016)
Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de agosto de 2016.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 602 eleitores.
Margem de erro: a margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Solicitante: pesquisa contratada por TELEVISÃO CABO BRANCO LTDA.
Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB-06426/2016.

Jornal da Paraíba