João Pessoa 24/05/2018 04:29Hs

Início » Destaque » CCJ da ALPB aprova, por unanimidade, MP 242 que congela salário dos servidores estaduais

CCJ da ALPB aprova, por unanimidade, MP 242 que congela salário dos servidores estaduais

estela e branco mp congelaA Comissão de Constituição Redação e Justiça da Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, por unanimidade, em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (24), a Medida Provisória 242 encaminhada pelo Governo do Estado, que congela o salário do funcionalismo público estadual.

A aprovação causou revolta e já conta com protesto de vários servidores estaduais, que se dirigiram para frente da Casa de Epitácio Pessoa para protestar contra a medida. O objetivo da mobilização, conforme a organização do ato, é chamar a atenção da sociedade para o momento por qual passam os serviços e os servidores públicos, prejudicando a prestação do serviço aos cidadãos.

Um dos argumentos dos funcionários contra a MP 242 é o fato de que eles não são os responsáveis pela crise econômica e não podem arcar com as consequências, com o congelamento de seus salários por tempo indeterminado, diante de uma inflação de mais de 10% registrada nos últimos 12 meses.

Outra justificativa contra a MP 242 são estudos realizados por professores a Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, mostrando que o impacto dos planos de cargos, carreiras e salários dos servidores na folha salarial do Governo do Estado é de no máximo 1% e por isso não gera a economia divulgada pelas fontes oficiais, mas serve para enfraquecer os serviços prestado a população e aumentar a insatisfação e o desestímulo dos servidores.

O protesto dos servidores, que já estava programado, foi iniciado por volta das 9h, na Praça dos Três Poderes.

A matéria agora segue para apreciação em plenário e, como o governo tem a maioria na Casa, a expectativa é que a medida seja aprovada sem maiores transtornos.

Com informações de Henrique Lima

PB Agora