João Pessoa 21/06/2018 12:22Hs

Início » Destaque » Confira assuntos da atualidade que podem ser abordados no Enem 2012

Confira assuntos da atualidade que podem ser abordados no Enem 2012

Uma das principais características do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é estabelece uma discussão sobre a sociedade na qual os estudantes brasileiros estão inseridos. Temas relacionados a atualidade, portanto, costumam ser o principal foco das questões apresentadas no exame.

Confira os assuntos que possivelmente receberão destaque no Enem 2012:

Crise no Paraguai: Devido a queda do seu ex-presidente Fernando Lugo por meio de um golpe político e ao afastamento do país do Mercosul, o Paraguai deve ser um assunto bastante explorado no exame. O atual presidente paraguaio mudou a política adotada por Lugo e está próximo dos fazendeiros e distante da população. Com o golpe o Paraguai foi afastado do Mercosul e, com isso, foi oficializada a entrada da Venezuela ao bloco.

Wikileaks e Esquador: Recentemente o Equador deu asilo político a Julian Assange, responsável pelo site Wikileaks que já divulgou diversas informações confidenciais sobre várias nações do mundo.

Aquíferos: aquíferos são lagos subterrâneos de grande profundidade e frequentemente são cobrados no Enem. O mais famoso no Brasil é o aquífero de Guarani e, como muitos outros, está sendo contaminado. Além disso, existe o aquífero Alter do Chão, com uma quantidade de água 2 vezes maior do que o de Guarani e localizado sob os estados do Pará, Amazona e Amapá.

Revisão da política de imigração brasileira: Devido ao trabalho assistencial que o Brasil tem realizado no Haiti desde o terremoto, muitos haitianos têm emigrado para o Brasil em busca de uma vida melhor. Além disso, muitos europeus têm vindo ao Brasil em busca de emprego e porque o País tem carência de mão-de-obra especializada. Devido a estes motivos a lei de imigração deve ser repensada no Brasil.

Mensalão: O julgamento do Mensalão tem marcado a história da democracia brasileira, por romper com a carga de impunidade que leva a política no Brasil. Além disso, é um bom tema para ser explorado na redação do provão, pois envolve ética.

Eleição para presidente dos Estados Unidos: Obama X Romney? Qual é melhor para o Brasil? Qual é melhor para os Estados Unidos? O Obama fez um bom trabalho com a saúde nos Estados Unidos e se destaca por ser um presidente negro que presta assistência a minorias. Os republicanos (partido de Romney) são mais neoliberais e individualistas, já os democratas (partido de Obama) acreditam que o Estado deve promover o bem-estar social. Entretanto, estes últimos são mais protecionistas e isso, de certa forma, prejudica a economia brasileira. Em geral, o Brasil se dá melhor economicamente com presidentes republicanos.

20 anos do impeachment do Collor: Um marco na democracia brasileira, o impeachment do Collor completa 20 anos em 2012, por isso, é um bom tema a ser explorado no Enem.

Nova classe média: Cerca de 60% da população brasileira está na classe média, a grande salvadora do Brasil nessas diversas crises pelas quais passamos desde a bolha financeira nos Estados Unidos em 2008. O que nos salvou foi nosso mercado interno fomentado por linhas de crédito e financiamentos. Entretanto, de acordo com o mesmo, “o crescente endividamento da nova classe média brasileira reflete uma falta de educação financeira, o que pode comprometer nossa economia.