João Pessoa 18/08/2018 06:28Hs

Início » Destaque » De renegado dentro do PT a prefeito eleito com folga; confira trajetória de Cartaxo nas eleições

De renegado dentro do PT a prefeito eleito com folga; confira trajetória de Cartaxo nas eleições

O deputado estadual Luciano Cartaxo ganhou com folga nas urnas, mas lançar sua candidatura não foi fácil. O diretório do PT em João Pessoa era aliado do prefeito Luciano Agra, então candidato com o apoio de Ricardo Coutinho, e era contra a candidatura do petista.

Em janeiro Luciano Agra renunciou sua candidatura e o PSB anunciou Estela Bezerra como pré-candidata. O PT de João Pessoa ainda permaneceu com Ricardo, mas em uma votação interna do partido Cartaxo venceu na votação dos filiados e conseguiu sua candidatura.

Durante mais de um mês o deputado federal Luiz Couto (PT) e o presidente municipal Antônio Barbosa (PT) tentaram invalidar a candidatura de Cartaxo, mas o deputado conseguiu lançar sua chapa e ainda por cima com o apoio de dois homens que eram aliados de Ricardo: Agra e Nonato Bandeira.

Nas primeiras pesquisa Cartaxo atingia tímidos 7% de intenção de voto contra os mais de 20% que José Maranhão e Cícero Lucena apresentavam. Ao final do 1º turno, o petista venceu com 38% contra 20,5% de Cícero, 20% de Estela e 18% de Maranhão.

Com o apoio de um dos prefeitos mais bem avaliados em todo o Brasil, Cartaxo se elegeu prefeito com 68% dos votos no 2º turno, a maior diferença de porcentagem em todas as disputas de 2º turno no Brasil este ano.

Pedro Callado