João Pessoa 16/08/2018 09:56Hs

Início » Destaque » Feriado de Finados altera funcionamento de repartições e comércio; veja o que abre e fecha

Feriado de Finados altera funcionamento de repartições e comércio; veja o que abre e fecha

O feriado do Dia de Finados, celebrado nesta quinta-feira (2), vai alterar o funcionamento de órgãos públicos, comércio e transporte em João Pessoa.

Saiba o que abre e fecha durante a data:

Comércio

As lojas devem fechar durante o feriado e o funcionamento está condicionado ao pagamento de uma quantia de R$ 53 a cada funcionário, além de dar uma folga, de acordo com convenção coletiva para os anos de 2017 e 2018. Na sexta-feira, as atividades voltam ao normal.

Shoppings

O Mangabeira Shopping, o Manaíra Shopping e o Mag Shopping funcionam normalmente nesta quinta-feira (2), das 10h às 22h. Já o Shopping Tambiá funciona das 12h às 20h. No Shopping Sul, a praça de alimentação funciona das 11h às 22h e as lojas das 13h às 20h. Enquanto isso, o Shopping Sebrae, no Bairro dos Estados, além do Shopping Cidade e do Lagoa Shopping, no Centro de João Pessoa, não funcionam.

Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) estará aberto ao público na quinta. O funcionamento vai ser em horário normal, das 8h às 17h, com bilheteria até as 16h. A entrada custa R$ 2 por pessoa, sendo que crianças até sete anos e idosos não pagam.

Bancos

Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento bancário na quinta. Na sexta, o funcionamento é normal. O Procon-JP informa, no entanto, que os caixas eletrônicos de autoatendimento deverão permanecer disponíveis e munidos de cédulas variáveis e suficientes, à atender a demanda dos consumidores durante a véspera, o feriado e o final de semana.

Correios

De acordo com a assessoria de comunicação dos Correios, as agências não vão funcionar na quinta e retornam ao atendimento normal ao público na sexta.

Trens

Os trens não vão funcionar durante a quinta. Os transportes voltam a operar normalmente na sexta, das 4h30 às 19h48, e no sábado das 4h30 às 13h33.

Justiça

Na quinta, a Defensoria Pública do estado, o Tribunal de Justiça da Paraíba e o Ministério Público Federal não funcionam. O TJPB e a Defensoria Pública voltam às atividades em regime de plantão na sexta. Já as unidades do MPF na Paraíba voltam a funcionar normalmente na sexta.

Repartições públicas

As repartições e órgãos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) não terão expediente no Dia de Finados. Apenas os setores que prestam serviços essenciais à população funcionarão normalmente, como o Serviço Móvel de Urgência (Samu), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), além da coleta de lixo feita pelos agentes da Autarquia Especial de Limpeza (Emlur) e Defesa Civil. No feriado, os veículos só poderão ser retirados em caráter excepcional, com autorização dos secretários das pastas. O expediente voltará ao normal nas repartições da gestão municipal nesta sexta, a partir das 8h.

Paraíba.com