João Pessoa 25/06/2018 04:04Hs

Início » Destaque » Gestão em JP é premiada pelo BID entre as melhores da América Latina

Gestão em JP é premiada pelo BID entre as melhores da América Latina

Reconhecimento Internacional - Gestão inovadora de João Pessoa é premiada pelo BID e está entre as melhores da América Latina e do Caribe

gestão cartaxo 1O modelo de gestão adotado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) teve aprovação internacional e está entre as melhores práticas de gestão por resultados desenvolvidos pelos governos e gestores dos países da América Latina e do Caribe. A gestão municipal foi uma das vencedoras do Prêmio Anual “Gestão para Resultados de Desenvolvimento”, Organizada por uma das instituições mais sérias do mundo, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A premiação vai acontecer entre os dias 7 e  9 de setembro, na Cidade de Guadalajara, no México.

Na disputa deste ano, foram mais de 90 inscrições de países como a Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela. “É um reconhecimento ao trabalho que estamos desenvolvendo em João Pessoa, através de uma gestão pública moderna voltada para a melhoria na entrega dos serviços públicos mais eficazes e de qualidade à população”, afirma a secretária de Planejamento da Capital, Daniella Bandeira. Do Brasil, além de João Pessoa, apenas a Prefeitura de Goiânia (GO) e o Governo de Pernambuco foram premiados.

João Pessoa foi selecionada na categoria “Governos Sub-nacionais”. A categoria compreende iniciativas em âmbito municipal de GPRS (sigla em inglês para Serviço de Rádio de Pacote Geral), que é uma tecnologia que tem o objetivo de aumentar as taxas de transferência de dados entre celulares, facilitando a comunicação e o acesso a redes.

Daniella Bandeira lembrou que nos últimos três anos, apesar da maior crise econômica enfrentada pelo país nos últimos 50 anos, com desemprego e queda da arrecadação dos municípios, João Pessoa prosperou como pagamento de salário em dia e a melhoria nos serviços de Saúde e Educação.

Ela lembrou ainda que a gestão é a primeira no Estado em transparência pública.“Recebemos um prêmio e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) nos deu a nota 9,9 em transparência. É uma demonstração de que estamos trabalhando e de forma correta. Não foi muito diferente do Mistério Público Federal (MPF), que nos deu nota 9 no quesito transparência pública”, destacou.

Nos últimos anos, João Pessoa registrou o aumento de quatro para 12 mil vagas em creches da Capital; a inserção do passe livre para os estudantes da Rede Municipal de Ensino; a realização de concurso público e posse de 1.300 concursados da Educação; a construção e a reforma de escolas e Unidades de Saúde da Família (USFs); e a construção de 3.500 moradias. Além da valorização do Centro Histórico, com a revitalização Praça da Independência e da Praça 1817, além da Casa da Pólvora, da Galeria Augusto dos Anjos e do Parque da Lagoa.


Redação com Assessoria