João Pessoa 22/06/2018 07:30Hs

Início » Destaque » Hospitais deverão informar atendimento a menor alcoolizado na Paraíba

Hospitais deverão informar atendimento a menor alcoolizado na Paraíba

Projeto de Jutay Meneses obriga serviços de saúde privados e públicos a comunicar este tipo de atendimento ao Conselho Tutelar e aos responsáveis legais.

deputado jutay menesesA Assembleia Legislativa da Paraíba analisa o Projeto de Lei nº 164/2015, de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (PRB-PB), que obriga hospitais, clínicas e postos de saúde da rede pública e privada a comunicar ocorrências de embriaguez ou de uso de drogas por crianças ou adolescentes ao Conselho Tutelar e aos responsáveis legais.

“Estudos apontam para o crescimento do uso abusivo de álcool entre jovens e adolescentes e a diminuição da idade em que os indivíduos têm o primeiro contato com a droga”, alerta o republicano.

O parlamentar do PRB apresentou dados de uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) onde uma, em cada quatro crianças de nove anos, já provou alguma bebida alcoólica. O levantamento mostrou ainda que a idade média em que os jovens “ficam bêbados” é de 13 anos e que 29% dos adolescentes de 15 anos bebem semanalmente. Outra projeção da secretaria Nacional Antidrogas (Senad) mostra que 22% dos jovens estão em risco de desenvolver alcoolismo.

Jutay Meneses destaca que a melhor forma de coibir o consumo de álcool entre jovens é a prevenção. “É evidente que o consumo excessivo de álcool é causa de preocupações, angústias e sofrimento para muitas famílias. Existe o entendimento no meio médico de que quanto mais cedo for o consumo de bebidas alcoólicas, maior é a chance de se desenvolver a dependência da substância e inclusive, de outras drogas”, finalizou o republicano.

WSCOM Online