João Pessoa 25/06/2018 02:42Hs

Início » Destaque » ‘Império’: veja como José Pedro, o vilão frustrante, mata o pai

‘Império’: veja como José Pedro, o vilão frustrante, mata o pai

morte do comendadorFoi frustrante ouvir José Pedro (Caio Blat) dizer a Silviano (Othon Bastos) no capítulo desta terça-feira de Império o que todo mundo, inclusive o site da novela, já sabia: é ele o vilão Fabrício Melgaço, que vem tentando se apropriar da fortuna e da vida do pai, o comendador José Alfredo (Alexandre Nero). Com tanta gente interessante para ocupar o posto, Aguinaldo Silva voltou a investir na história do filho ambicioso e degenerado — em Senhora do Destino (2006), o cargo coube ao primogênito da protagonista, vivido por Du Moscovis. E será ainda mais decepcionante o desfecho que a trama terá. No último capítulo do folhetim, que vai ao ar na próxima sexta-feira, José Pedro vai atirar para matar o pai, que parecerá realmente morto em cena, no terceiro bloco do episódio. Mas em novela, e ainda mais nessa, personagens morrem e ressuscitam com extrema facilidade. O final verdadeiro de José Alfredo, portanto, só será conhecido depois de um caríssimo intervalo comercial, quando o comendador poderá ser sepultado de vez ou reaparecer curtindo a vida, provavelmente com a sua sweet child. Ambas opções sem graça.

“Lembrem-se, incrédulos, o comendador já morreu uma vez e voltou… E não existe uma vez sem duas. Esperem pra ver”, avisou já no domingo, pelo Twitter, o autor de Império, Aguinaldo Silva, depois de a informação de que José Alfredo morreria no capítulo final se espalhar pela internet. Aliás, mais um dos vazamentos e spoilers que vêm tirando a graça de acompanhar uma novela que começou prometendo muito e acabou entregando demais — no sentido de adiantar o que não deve — e ao mesmo tempo muito pouco — em termos de surpresa e emoção.

A cena da morte de José Alfredo foi gravada na madrugada desta quarta-feira e horas depois já estava no blog de Silva. Ali, o espectador fica sabendo que o único mistério restante na trama está guardado para o quarto bloco do último capítulo. “José Pedro, o filho rejeitado, por ganância e poder, deu cabo da vida do próprio pai. Isso é o que vocês verão na sexta-feira, no final da terceira parte do último capítulo de Império. Mas ainda haverá uma quarta parte, e então… Será que ele morreu mesmo? Será este o verdadeiro final da novela? Vocês só saberão na última cena”, diz o texto do blog.

Na cena, José Pedro dará um tiro pelas costas no pai, que irá até o galpão onde o filho e Silviano mantêm Cristina (Leandra Leal) como refém, depois de dar cabo de Maurilio (Carmo Dalla Vecchia) com o parceiro Josué (Roberto Birindelli). Ao ver o pai cair morto, José Pedro se arrependerá de tudo e ameaçará se matar. “Mas o homem que se revelou ser o impiedoso Fabrício Melgaço é impedido por Cristina. Carga dramática de alta voltagem defendida com maestria por Leandra Leal e Caio Blat. No fim, Cristina diz que o castigo do irmão é viver para sofrer de remorso”, diz o blog. Na sequência, foi gravada a cena da morte de Silviano, que leva quatro tiros de Josué (Roberto Birindelli). Othon Bastos chegou a machucar o joelho nas gravações, na cena em que cai no chão devastado com a notícia da morte do filho.

Pode ter rolado uma alta voltagem emocional entre os atores, não há dúvida. Difícil é acreditar que o público vá se sensibilizar da mesma maneira.

Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) morre