João Pessoa 21/02/2018 19:25Hs

Início » Destaque » João Pessoa deve contar com fiscalização de 80 câmeras até o fim do ano, diz Semob-JP

João Pessoa deve contar com fiscalização de 80 câmeras até o fim do ano, diz Semob-JP

Ainda não é possível saber os locais em que as câmeras de monitoramento serão instaladas, segundo a Semob-JP, porque o planejamento será feito somente após o fechamento da licitação.

Atualmente, existem 67 câmeras funcionando na capital do estado, segundo a Semob-JP (Foto: Walla Santos)

A cidade de João Pessoa deve passar a ter 80 câmeras em operação para serviços de fiscalização do trânsito até o fim desse ano de 2018, de acordo com informações da Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) ao ClickPB. Atualmente, existem 67 câmeras funcionando na capital do estado.

Já está em andamento uma licitação para aquisição de novas 13 câmeras, que devem ser instaladas ate o final do ano. Ainda não é possível saber os locais em que as câmeras de monitoramento serão instaladas, segundo a Semob-JP, porque o planejamento será feito somente após o fechamento da licitação. No entanto, os critérios geralmente adotados para escolha dos locais de instalação das câmeras são os pontos com maior fluxo e altos índices de acidente e desrespeito às leis de trânsito.

Os equipamentos são operados por agentes no Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT). Com o auxílio das imagens das câmeras é possível acionar agentes que estão em campo para atender as ocorrências de trânsito. Também podem ser feitas autuações de infrações de trânsito flagradas pelas câmeras de segurança.

Na fiscalização os agentes observam irregularidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como: estacionar nas calçadas ou formando fila dupla, ficar em cima da faixa de pedestres, ocupar vagas especiais sem credenciais e usar o celular ao dirigir.

ClickPB