João Pessoa 19/07/2018 15:12Hs

Início » Destaque » Médico do Hospital Arlinda Marques destaca importância do pré-natal para diagnóstico da microcefalia

Médico do Hospital Arlinda Marques destaca importância do pré-natal para diagnóstico da microcefalia

microcefaliaO médico Leonardo Matias, que faz parte do corpo de neurocirurgiões do Complexo de Pediatria Arlinda Marques que integra a rede hospitalar do Estado, explicou que a microcefalia  pode ser diagnosticada logo no pré-natal “e por isso a gente gostaria de reforçar a importância desse acompanhamento médico para que seja feito o diagnóstico o mais precoce possível”, completou.

Entre os exames necessários para o diagnóstico da doença, Leonardo Matias destaca a realização de ultrassonagrafia para medição estimada do perímetro cefálico o que vai dizer se essa criança será ou não portadora de microcefalia.

Ele explicou que a microcefalia é uma condição médica onde o tamanho da cabeça (caixa craniana) de um indivíduo é menor em relação a outros indivíduos da mesma faixa etária e sexo.

De acordo com ele, no caso dos recém-nascidos, geralmente a microcefalia é uma doença congênita e implica que quando a criança nascer esse crânio estará menor do que 33 centímetros que o tamanho esperado, em média, para o recém nascido.

O médico afirma que não existe um tratamento para a cura da microcefalia, mas uma série de medidas e um atendimento multidisciplinar para que a criança tenha o melhor desenvolvimento possível. “Em via de regra não existe um tratamento específico”, disse o médico que não descartou uma relação da microcefalia relacionado comchikugunya.

Assessoria