João Pessoa 21/07/2018 09:42Hs

Início » Destaque » Médico paraibano sofre acidente com bicicleta na França e tem politraumatismo

Médico paraibano sofre acidente com bicicleta na França e tem politraumatismo

O médico cirurgião Josemar Paiva caiu de uma altura de cerca de 10 metros, depois de bater contra a mureta numa curva fechada em uma ponte

120946,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0O médico cirurgião Josemar Paiva sofreu um grave acidente na França, durante um passeio ciclístico. Ele foi com um grupo de paraibanos, onde participaria das provas que marcam os 100 anos do Tour de France, a competição mais famosa do Mundo, que tem início do próximo domingo (7). O paraibano caiu de uma altura de cerca de 10 metros, depois de bater contra a mureta numa curva fechada em uma ponte.

Josemar Paiva, que é bastante conhecido entre os grupos de ciclistas de João Pessoa, encontra-se internado num hospital francês com politraumatismo. Ele quebrou a clavícula, o pulso, o fêmur e a coluna. Nesta quarta (03) passou por uma cirurgia para descomprimir a medula.

O cirurgião corre sérios riscos de ficar paraplégico, segundo informações repassadas por seus amigos que estão na França e mantêm contatos telefônicos com outros ciclistas pessoenses.

Josemar, como todo o grupo de ciclista brasileiro, estava numa casa alugada na França. Eles tinham saído para passear, num trabalho de recuperação dos treinamentos fortes da preparação para competir no Tour de France. Após sofrer o acidente, o médico paraibano foi socorrido por um helicóptero do staff do Tour de France, que prestou os primeiros socorros muito rápido.

Segundo o relato do grupo que estava com o médico na hora do acidente, Josemar estava passeando por uma trilha e conhecendo a região dos Alpes Franceses. No retorno do percurso, desgarrou do grupo e desceu muito forte uma ladeira em curva, que já tinha subido no percurso de ida. Nessa curva, ele teria perdido o controle de sua bike. Como freou muito forte, perdeu a tangência da curva e bateu em uma mureta do lado esquerdo, sendo jogado para a direita da ponte, de onde caiu com o rosto num lago.

A ex-esposa do médico, conhecida como Lizia Paiva, que é arquiteta, já se deslocou para França para acompanhar o tratamento de Josemar Paiva.

Hermes de Luna