João Pessoa 22/06/2018 13:27Hs

Início » Destaque » Mídia nacional repercute disputa entre PMDB e PSDB em CG, e Cássio alerta sobre peso da máquina federal

Mídia nacional repercute disputa entre PMDB e PSDB em CG, e Cássio alerta sobre peso da máquina federal

O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima, disse esperar que o PMDB não use o peso da máquina federal para derrotar as candidaturas do PSDB nas cidades.

Cássio mulheres-O jornal ‘O Globo’ considerou como ‘raro exemplo de parceria’ a união entre o PMDB e o PSDB em João Pessoa que apoiam a candidatura a reeleição do prefeito Luciano Cartaxo (PSD). A matéria aborda, porém, o confronto entre as duas legendas em Campina Grande.

O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima, disse esperar que o PMDB não use o peso da máquina federal para derrotar as candidaturas do PSDB nas cidades.

“É o lógico. Do contrário, terá repercussão negativa. Além do mais, o uso da máquina é crime”, alertou o tucano.

Ponte para a corrida presidencial, a eleição municipal deste ano está gerando turbulências na relação entre PMDB e PSDB, ambos de olho em 2018. Os dois partidos são adversários em 11 capitais, e a disputa ocorre em clima de desconfiança. Com três pré-candidatos à Presidência da República — Aécio Neves, José Serra e Geraldo Alckmin —, o PSDB vê no partido do presidente interino, Michel Temer, uma máquina eleitoral com o objetivo de impulsioná-lo à reeleição.

Apesar dos peemedebistas reiterarem que Temer está fora de 2018, os tucanos não estão convencidos disso e ainda temem uma possível candidatura do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, filiado ao PSD.

Será uma relação delicada nos próximos dois anos, já que PSDB e PMDB estão jogando todas as fichas nas eleições municipais de outubro para se cacifarem para a grande disputa pelo espólio do combalido PT em 2018.

No mapa das candidaturas nas 26 capitais, PSDB e PMDB são mais adversários do que aliados. Das 13 capitais onde os tucanos têm candidatos a prefeito, em dez o PMDB está no campo adversário: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, São Paulo, Belém, Maceió, Campo Grande, Cuiabá e Porto Velho.

Blog do Gordinho