João Pessoa 21/06/2018 21:32Hs

Início » Destaque » ONU culpa países ricos por aquecimento global e pede acordo climático

ONU culpa países ricos por aquecimento global e pede acordo climático

Os países desenvolvidos são os culpados pela mudança climática e deveriam tomar a iniciativa para forjar um pacto global sobre o clima para 2015, prazo que “deve ser cumprido”, afirmou nesta quarta-feira o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

Em ato paralelo às negociações climáticas em andamento em Doha, no Qatar, Ban disse que “é justo e razoável que o mundo desenvolvido arque com a maior parte da responsabilidade” na luta contra o aquecimento global.

Os comentários de Ban são similares aos argumentos da China e de outros países em desenvolvimento, segundo os quais as nações ricas têm uma responsabilidade histórica pelo aquecimento global, já que suas fábricas emitiam gases causadores do efeito estufa muito antes de se saber o impacto das mudanças climáticas.

“O fenômeno da mudança climática foi causado pela industrialização do mundo desenvolvido”, disse Ban à Associated Press. “É justo e razoável que o mundo desenvolvido arque com a maior parte da responsabilidade.”

Muitos países ricos, incluindo os Estados Unidos e os membros da União Europeia, sustentam que já não é mais válida a distinção entre países desenvolvidos e os em desenvolvimento, como nas últimas duas décadas, porque ela não refletiria a realidade mundial no momento. A maior parte da contaminação atual ocorre em países em desenvolvimento e a China já superou os EUA como maior poluidor global.

“Os países ricos terão de fazer mais que os pobres, é óbvio”, disse a comissária do clima da União Europeia, Connie Hedegaard. “Mas todos nós temos de fazer todo o possível, porque de outra maneira não poderemos enfrentar a mudança climática.”

Valor Economico