João Pessoa 21/06/2018 12:25Hs

Início » Destaque » Prefeito Luciano Agra é homenageado pelo incentivo ao ciclismo em João Pessoa

Prefeito Luciano Agra é homenageado pelo incentivo ao ciclismo em João Pessoa

O prefeito Luciano Agra foi homenageado neste domingo (2) pelas ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) no incentivo à prática do ciclismo. Na sua gestão, a malha cicloviária duplicou de tamanho na Capital, passando de 23 para aproximadamente 50 quilômetros. A homenagem foi realizada por um grupo de ciclistas participantes de um passeio que seguiu do Parque Solon de Lucena até o Busto de Tamandaré, reunindo mais de 500 pessoas.

Na ocasião, o gestor agradeceu a homenagem e destacou que o projeto realizado pela administração municipal objetiva criar novos caminhos para os praticantes de ciclismo na Capital, propiciando uma mobilidade também mais segura. “Além de ser um esporte praticado por muitos pessoenses, a bicicleta é também um meio de transporte para centenas de trabalhadores que precisam se locomover diariamente entre bairros da cidade. Queremos garantir que esses percursos, tanto para o lazer como para o trabalho, tenham mais opções e segurança”, destacou Agra.

O presidente da Federação de Ciclismo da Paraíba, Paulo Pereira de Sousa, explicou que a homenagem ratifica o trabalho positivo realizado pela prefeitura nos últimos dois anos. Segundo ele, João Pessoa é hoje referência na adoção de faixas diferenciadas para uso de ciclistas. “Foram adotadas várias iniciativas que estão beneficiando atletas profissionais, praticantes por lazer e também trabalhadores”, reforçou.

Mais usuários – O superintendente Executivo de Mobilidade Urbana do Município (Semob), Nilton Pereira, lembrou que o diálogo realizado entre a PMJP e os grupos de ciclistas da Capital contribuiu para que as ações implementadas pela gestão pudessem beneficiar um número maior de usuários. Com a ampliação das ciclofaixas, por exemplo, a facilidade de locomoção por meio da bicicleta chegaram aos bairros Mangabeira, Cidade Verde, Portal do Sol, Valentina Figueiredo, Quadramares e Altiplano.

Entre as iniciativas pioneiras, o município de João Pessoa implantou o conceito de faixa preferencial, favorecendo o trânsito com mais segurança. As faixas preferenciais foram sinalizadas na Rua João Crisóstomo Ribeiro Coutinho, que liga os Bancários ao Altiplano, e governador Antônio da Silva Maria, no Portal do Sol. Outro destaque foi a adoção de ciclofaixa na PB-008 para ciclistas em treinamento, com horário definido das 5h às 8h.

Secom/JP