João Pessoa 27/05/2018 09:48Hs

Início » Destaque » Prefeitura instala 20 câmeras no Centro e pontos estratégicos passam a ser monitorados

Prefeitura instala 20 câmeras no Centro e pontos estratégicos passam a ser monitorados

camera cartaxoO prefeito Luciano Cartaxo participou, na manhã desta segunda-feira (15), do início do trabalho de videomonitoramento do Centro da Capital. Para reforçar a ação em segurança pública e mobilidade urbana, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) instalou 20 câmeras em pontos estratégicos da cidade. A intenção é garantir mais tranquilidade para quem trabalha ou circula pela região.

“Esse será um grande reforço na segurança pelo Centro e a intenção é inibir ou aumentar a capacidade de ação com relação a crimes e também ao uso de drogas”, explicou o prefeito. “Além disso, poderemos detectar gargalos no trânsito e agir para garantir mais mobilidade. A intenção é melhorar a qualidade de vida das pessoas”, complementou.

As imagens serão monitoradas pela Guarda Civil Municipal por meio de uma base móvel. Os agentes responsáveis passaram por treinamento especial, e estarão prontos para acompanhar as demandas e repassa-las para os órgãos competentes, como é o caso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

No que se refere à mobilidade urbana, o monitoramento atuará em apoio às ações da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), informando ao órgão sobre casos de colisões ou engarrafamentos, por exemplo. Com isso, espera aumentar a capacidade de ação na resolução dos problemas.

Entre os pontos que passam a ser vistoriados estão a Praça da Independência, o Parque Solon de Lucena, o Mercado Central, a Rua Visconde de Pelotas e o Terminal de Integração. Já a base móvel, vai alternar seu ponto de permanência, variando entre o Pavilhão do Chá, o Paço Municipal e o Mercado Central.

O veículo também é equipado com câmeras de monitoramento em sua parte externa, o que permite ações em pontos onde as câmeras fixas não estão instaladas. “A intenção é ampliar sua ação, podendo acompanhar também os grandes eventos da cidade”, explicou o secretário municipal da Segurança Urbana e Cidadania, Geraldo Amorim.

Foto: Juliana Santos

Secom-JP