João Pessoa 16/07/2018 20:04Hs

Início » Destaque » Romaria da Penha acontece neste sábado na PB; confira os detalhes

Romaria da Penha acontece neste sábado na PB; confira os detalhes

Caminhada vai ser iniciada em frente à Igreja de Lourdes, no Centro. O término vai ser no Santuário da praia da Penha, no domingo.

penha dois eRomaria da Penha renunindo fiéis na capital paraibana (Foto: Juliana Santos/Secom-JP)

Acontece neste sábado (29), a caminhada da Romaria de Nossa Senhora da Penha, que  este ano completa 252 edições, com o tema “Seguindo a Jesus, com Maria, serei missionário da misericórdia na alegria do evangelho”. Os 14 quilômetros da caminhada vão ser iniciados em frente à Igreja de Lourdes, no Centro de João Pessoa, a partir das 22h (horário local). Já o término, vai ser no Santuário de Nossa Senhora da Penha, na praia de mesmo nome, no início do domingo (30).

Para este ano, segundo a Arquidiocese da Paraíba, estão sendo esperadas cerca de 400 mil pessoas.

Neste sábado, às 16h, vai ser realizado um momento de oração no Santuário de Nossa Senhora da Penha. Às 17h, ocorre uma carreata com a imagem de Nossa Senhora da Penha para a igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro de João Pessoa. Já às 22h, ocorre a noite de louvor no Santuário e início da Romaria ao Santuário de Nossa Senhora da Penha saindo da igreja de Lourdes.

Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, celebrou a missa na Igreja São Francisco (Foto: Daniel Peixoto/G1)
Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto
(Foto: Daniel Peixoto/G1)

Para o domingo (29) está programada uma apresentação do Alto de Nossa Senhora no campo de futebol da Praia da Penha,  às 1h30. A previsão de chegada dos romeiros ao Santuário é as 5h, com Celebração campal da Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto.

Mudanças no trajeto
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) alerta para a alteração no percurso da Romaria. Segundo o órgão, o trajeto entre os bairros dos Bancários e Mangabeira será da seguinte forma: trios elétricos e romeiros passarão pela Rua Walfredo Macedo Brandão (principal dos Bancários) e seguirão juntos à esquerda pela Rua Paulino dos Santos Coelho, depois pela Avenida Santa Bárbara até alcançarem a Avenida Hilton Souto

Dicas da Arquidiocese
E para os participantes, a igreja local dá algumas dicas de como viver bem todo trajeto:  Não fazer uso de bebidas alcoólicas; se levar algum líquido de casa ou se for comprar durante o percurso, dê preferência às embalagens plásticas e evite as garrafas de vidro.

A Arquidiocese recomenda ainda aqui os caminhantes procurem se hidratar por causa do longo percurso. Além disso, procurem se alimentar com frutas ou barras de cereal, por exemplo. Também é importante usar um calçado confortável e uma roupa leve; evitar aproximação, principalmente das crianças, dos trios elétricos; evitar deixar as crianças sozinhas e deixá-las sempre com algum tipo de identificação, como um crachá com nome do responsável e telefone de contato; se possível, evitar ir à Romaria com os documentos originais.

Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) divulgou que no total vão ser utilizados 143 bombeiros, sendo 21 oficiais e 122 praças, distribuídos por todo o percurso de 14 quilômetros da romaria. Como apoio, vão ser disponibilizadas 23 viaturas de todas as modalidades de atuação da corporação. Entre elas estão as guarnições de combate a incêndio, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar; além de duas embarcações para a prevenção a afogamento na orla da Penha.

Atendimento Médico

Ambulâncias de municípios do interior da Paraíba ficaram estacionadas à espera do retorno das macas (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Ambulâncias do Samu (Foto: Walter Paparazzo/G1)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vai disponibilizar quatro Unidades de Suporte Básico de Vida (USB), quatro motolâncias e uma unidade de apoio. Mesmo assim, os romeiros que necessitarem de atendimento médico também vão poder contar com a Unidade de Saúde da Família (USF) da Penha, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Célio Pires de Sá, no Valentina Figueiredo, e Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma), em Mangabeira.

A USF Penha vai funcionar das 19h do sábado até as 7h do domingo, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e profissionais voluntários. As demais unidades de saúde também receberam um reforço em seu quadro de funcionários. As motolâncias do Samu, a unidade de apoio e uma das USB acompanharão todo o percurso. Já as outras três USB estarão posicionadas em pontos estratégicos, sendo uma na Avenida João Machado com Rua Américo Falcão; uma na Santinha, na Avenida Pedro II, e a terceira no girador da PB 008 com Avenida Hilton Souto Maior.

Trânsito
Segundo a Semob, mais de 90 agentes de mobilidade estão escalados durante a Roma da Penha. O efetivo da Semob vai iniciar a operação às 16h do sábado com o bloqueio de vias no Centro de João Pessoa. O plano se estende até o domingo quando o evento religioso será concluído no Santuário da Penha. Um trecho da Avenida João Machado, entre a Rua das Trincheiras e a Rodrigues de Aquino, será interditado na tarde do sábado para a concentração dos fiéis e organização da saída da procissão da Igreja Nossa Senhora de Lourdes.

Os pontos de isolamento na concentração serão estendidos de acordo com o aumento do número de fiéis, devendo o fluxo da Avenida João Machado, entre a Rua das Trincheiras e a Tabajaras (Praça Castro Pinto) ser interditado a partir das 20h.

Após o bloqueio do cruzamento entre a Avenida João Machado e a Avenida Tabajaras, os veículos que vêm da Vasco da Gama em direção ao Centro deverão seguir pelas ruas Capitão José Pessoa, Rodrigues de Aquino, Irineu Joffiliy, Rodrigues Chaves e Nina Lima até a cidade baixa ou em frente, indo à Praça Venâncio Neiva.

Os veículos que saem do Centro com destino à Avenida Cruz das Armas, após o fechamento do cruzamento na Diogo Velho com João Machado, deverão seguir pela Rua Desembargador José Peregrino, cruzar a Rodrigues de Aquino, indo até a Nina Lima e retornando para a Avenida das Trincheiras.

Na área do Santuário, já a partir das 7h do sábado, vai ser feito o isolamento total do seu entorno. Apenas os veículos dos moradores que estiverem portando o adesivo “Trânsito livre” fornecido pela Semob-JP poderão circular no local. A medida tem por objetivo evitar que veículos estacionem na área do Santuário que será reservada para a movimentação dos fiéis.

Ônibus

Dia começou com mais ônibus circulando em João Pessoa (Foto: Reprodução / TV Cabo Branco)
Ônibus circulando em João Pessoa
(Foto: Reprodução / TV Cabo Branco)

Ainda de acordo com a Semob, vão ser colocados 135 ônibus extras, que circularão por toda a região de Mangabeira e pela Avenida Epitácio Pessoa até o Terminal de Integração do Varadouro (TIV), partindo da Penha. Os ônibus ficarão estacionados na PB-008, próximos do antigo posto de combustíveis “Federal”.

As linhas do Tetéu estarão operando normalmente durante toda a madrugada do domingo. A exemplo do ano passado, a Semob vai disponibilizar a partir do TIV, entre 4h30 e 5h30 do domingo, mais 40 viagens extras das linhas 102-Costa e Silva; 104-Bairro das Indústrias; 105-Cidade dos Funcionários; 109-Rua do Rio; 114-Grotão; 116 e 5201-Colinas do Sul; 118-Valentina/Paratibe; 7120-Parque do Sol; 7118-Muçumago; 701-Acesso Oeste; 504-Mandacaru e 5100-Circular.

Táxi
Para garantir o retorno dos fiéis que pretendem utilizar o serviço de táxi após o encerramento da Romaria, haverá um ponto de embarque de passageiros na PB-008, ao lado do estacionamento dos ônibus.

(Foto: Juliana Santos/Secom-JP)

G1-PB