João Pessoa 21/06/2018 09:59Hs

Início » Destaque » Romaria da Penha deve reunir cerca de 500 mil fiéis neste sábado em João Pessoa; percurso é de 14 km

Romaria da Penha deve reunir cerca de 500 mil fiéis neste sábado em João Pessoa; percurso é de 14 km

Destino final está previsto para as 3h30 do domingo (26), onde haverá uma celebração presidida por Dom Delson

Milhares de fiéis devotos de Nossa Senhora da Penha participam neste sábado (25) de mais uma edição da Romaria da Penha. No ano passado, estima-se, 500 mil pessoas participaram da caminhada que soma 14 quilômetros. O percurso está previsto para começar às 22h, na igreja de Nossa Senhora de Lourdes, com a Benção de Envio, feita pelo arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Delson, e participação do organizador geral da Romaria, padre Luiz Antônio de Oliveira.

Com o tema “No Sim de Maria, Deus restaurou a criação. Ó Mãe, ensina-nos a viver em comunhão e a preservar o meio ambiente”, a programação começa mais cedo, por volta das 16h, com a Recitação do Terço no Santuário da Penha. Às 17h, se dará a carreata de Nossa Senhora da Penha, que vai levar a imagem da Santa da Penha para a igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro da Capital, de onde, às 22h, seguirá o percurso, que segue o mesmo do ano passado: da igreja de Lourdes até o Santuário.

A previsão de chegada da imagem é para as 3h30 do domingo (26), onde haverá uma celebração eucarística campal presidida por Dom Delson.

Confira o percurso programado pela Arquidiocese da Paraíba: 

1km: os romeiros seguem pela Av. João Machado. Eles completam 1 quilômetro de percurso quando passam em frente ao Instituto Cândida Vargas.

2km: após a Av. João Machado, os romeiros seguem pela Av. Dom Pedro II e no início da Mata do Buraquinho completam 2 quilômetros de caminhada.

3km: na entrada do Jardim Botânico.

4km: após o viaduto do trevo universitário, na chegada à Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

5km: quando passam em frente ao Centro de Tecnologia da UFPB, os romeiros completam 5 quilômetros de percurso. Em seguida entram nos Bancários pela principal do bairro: a Avenida Walfredo Macedo Brandão.

6km: Praça da Paz, no bairro dos Bancários.

7km: quando os romeiros passam em frente ao antigo INSS, na principal avenida do bairro dos Bancários, vão estar no meio do percurso.

8km: no novo INSS.

9km: em frente ao CNEC, já na Estrada da Penha.

10km: na entrada do Quadramares os romeiros completam 10 quilômetros de caminhada.

11km: na subida para a Penha.

12km: na entrada da Penha.

13km: na rua que leva ao Santuário. A Romaria termina no Santuário de Nossa Senhora da Penha, na Praia da Penha, na Orla da Capital. Uma Missa Campal vai ser celebrada pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Delson, no campo de futebol que fica ao lado do Santuário. A Missa começa assim que o carro-andor chegar ao Santuário, o que deve acontecer por volta das 3h30 da madrugada do domingo, dia 26 de novembro.

Blog do Gordiho