João Pessoa 25/06/2018 02:35Hs

Início » Destaque » Santa Rita vai ganhar Policínica Infantil

Santa Rita vai ganhar Policínica Infantil

Equipamento é fruto de parceria da Secretaria de Saúde com as Instituições Nova Esperança.

policínica infantilA partir do mês de dezembro, Santa Rita já poderá contar com a unidade de atendimento pediátrico que passará a funcionar com equipe em dois turnos, de segunda a sexta-feira. A unidade será uma parceria da Secretária de Saúde com as Instituições Nova Esperança.

Durante vistoria realizada nesta manhã de terça-feira, (18), com o diretor das Instituições Nova Esperança, Eitel Santiago, a Pediatra Maria Gaudino, o Secretário de Saúde, Jacinto Melo, o Coordenador geral de saúde do munícipio, Dr. Rógerio Bezerra e o Vereador Farias, acordaram que o Centro de Saúde Dr. Flávio Maroja será uma unidade de atendimento infantil e posteriormente irá abranger outras especialidades clínicas.

“Será um local apropriado com profissionais especializados, tanto na parte técnica como na de enfermagem”, adianta o secretário de saúde, Jacinto Melo. Serão criados ambientes adequados para o atendimento clínico de pediatria ambulatorial, atenção básica, exames como o teste do pezinho e outras ações. O prédio será adequado para o atendimento com decorações especiais e desenhos lúdicos. A ideia é transformar o centro em um mini hospital pediátrico, com uma estrutura adequada que permita um bom atendimento e que o paciente sairá, se necessário for, para internação na rede hospitalar estadual, já diagnosticado e com a medicação prescrita, onde será obrigatória a sua aceitação.

A secretaria municipal de saúde, em pareceria com a instituição Nova Esperança, irá preparar os profissionais que vão compor a equipe de atendimento na unidade de Pediatria. Enfermeiros e médicos vão ser orientados e qualificados. O secretário de saúde explicou que a unidade de Pediatria é um serviço a mais no atendimento médico-hospitalar. “Essa unidade foi um pedido do prefeito, pois com o fim dos atendimentos no antigo hospital infantil, a grande necessidade dos santarritenses é uma unidade de pediatria com parceria com os hospitais do Estado. Vamos equipar de uma forma que a população seja muito bem atendida”. Afirmou o secretário.

“Na minha visão, a parceria vai ser muito importante tanto para os alunos da instituição, que irão praticar suas especialidades, como para o município que só tem a ganhar. Santa Rita hoje está de parabéns pelos baixos índices de mortalidade infantil, segundo o IDH. Então a vinda desta unidade irá melhorar ainda mais os índices do município”, finalizou o diretor geral da Faculdade de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança, Dr. Eitel Santiago.

Renan Lima, da redação.