João Pessoa 25/05/2018 16:33Hs

Início » Destaque » Secretaria oferece consultas com mastologistas neste sábado

Secretaria oferece consultas com mastologistas neste sábado

Secretaria da Mulher oferece consultas com mastologistas neste sábado

A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) da Prefeitura Municipal de João Pessoa, (PMJP) através de sua Coordenação de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos, se integra às ações alusivas ao “Outubro Rosa” e realiza, neste sábado (20), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Ong Amigos do Peito, uma programação que inclui várias atividades direcionadas à prevenção do câncer de mama, denominada de Estação de Serviços Outubro Rosa, que ocorrerá, no horário de 09:00 às 15 Horas, na Casa do Erário, nº. 30, localizada na Praça Rio Branco, na Capital.

O objetivo da programação é chamar atenção de todos os segmentos da sociedade para aderir à campanha, que é mundial, e destacar a importância de enfrentar a alta recorrência da morbi/mortalidade entre mulheres que são diagnosticadas com câncer de mama.

A secretária adjunta da SEPM, Maria José Béchade, disse que o acesso ao exame preventivo e ao tratamento precoce contribui para a cura na grande maioria dos casos. “Por isso a importância de campanhas como essa, com a participação da gestão municipal, da ONG Amigos do Peito e a mobilização da sociedade civil”, ressaltou a secretária adjunta.

A coordenadora de Saúde da Secretaria de Mulheres, Jânia Paula de Carvalho Gomes, informou que a programação da Estação de Serviços Outubro Rosa tem início com um café da manhã. “Logo após, estarão disponibilizadas para as mulheres consultas com mastologistas e seus devidos encaminhamentos para mamografias, além de aferição da pressão arterial e acupuntura auricular”, destacou.

Ela acrescentou que as mulheres ainda poderão participar de atividades de Biodança, Tai Chin chuan, do Projeto João Pessoa Saudável, com alongamentos e atividades recreativas, e da Exposição organizada pelo Grupo de Artesãs da ONG Amigos do Peito. História – O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Desde 2011 o município de João Pessoa aderiu à campanha do Outubro Rosa através do convite da ONG Amigas do Peito e em 2012 a parceria está mais consolidada e com ações mais estruturadas.

Uma ação importante para redução do câncer de mama é a ampliação da oferta de mamografias, para isso está sendo ampliada para João Pessoa e municípios pactuados a oferta de 2.374 para 3.565 mamografias bilaterais para rastreamento do câncer de mama. Estando, neste mês, também realizando a intensificação de ações educativas e solicitação das mamografias para a faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, que são as mulheres de 50 a 69 anos.