João Pessoa 14/08/2018 06:35Hs

Início » Destaque » Semob define plano especial para o trânsito neste domingo

Semob define plano especial para o trânsito neste domingo

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa definiu o plano operacional de mobilidade para o próximo domingo (7), quando acontece o primeiro turno das eleições.

Para disciplinar o trânsito e fiscalizar o transporte, irão trabalhar 60 agentes de mobilidade, com o suporte de 22 viaturas. O plantão também irá contar com todo o aparato necessário para sinalizar os locais onde vão ocorrer mudanças no tráfego de veículos.

As intervenções foram definidas de acordo com as necessidades apresentadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), durante as reuniões entre os representantes dos vários órgãos públicos envolvidos na realização do pleito na Capital. Para que tudo ocorra de acordo com o planejado, o diretor de operações da Semob, Cristiano Nóbrega, informou que praticamente todo o efetivo de agentes foi escalado para trabalhar no domingo. “Vai ser um esforço concentrado para garantir a tranquilidade do trânsito no dia das eleições. De nossa parte, vamos fazer o possível para que os eleitores possam votar com segurança”, disse o diretor.

A partir das 5h da manhã do domingo (7), as equipes da Semob começam a ser distribuídas para os locais determinados no esquema de trânsito. Às 6h, estarão sinalizados os bloqueios do tráfego, nos pontos solicitados pelo TRE. Nesses locais os agentes de plantão irão orientar os motoristas sobre opções de rota alternativa.

Veja como vai ficar o trânsito nos pontos definidos pelo plano operacional:

– A rua Professor Batista Leite, em Tambiá, onde fica o Fórum Eleitoral, será bloqueada para o tráfego de veículos a partir das 6h da manhã. Na rua Deputado Odon Bezerra, com a Santo Elias, haverá bloqueio do trânsito a partir das 16h30.

-A partir das 6h haverá bloqueio na avenida Princesa Isabel com Monsenhor Walfredo Leal, trecho do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A avenida Dom Pedro I terá a faixa da direita isolada. Já a da esquerda será liberada para circulação de veículos.

-Também, às 6h da manhã do domingo, a avenida 1º de Maio (IFPB), em Jaguaribe, será bloqueada entre as ruas Generino Maciel e Carmelo Rufo.

-Na rua Horácio Trajano, no Cristo Redentor, onde se localiza o Colégio José Lins do Rego, às 6h haverá isolamento total (no trecho entre as ruas Pres. Carlos Luz e a Nereu Ramos).

-No bairro Cruz das Armas, a partir das 7h, a avenida Lima Filho, onde fica o Colégio Oscar de Castro, será bloqueada entre as avenidas Centenário e Cruz das Armas. Também será bloqueada (às 6h) a avenida José Tavares, onde fica o Colégio Papa Paulo VI, entre as avenidas Centenário, Cruz das Armas e Benjamim Lira.

-Em todos os pontos de bloqueio, o tráfego de veículos será liberado apenas para os carros oficiais, moradores, bem como os servidores da Justiça Eleitoral. Agentes da mobilidade estarão em todos os pontos atendendo as ocorrências em torno dos principais pólos de votação.

-Em Manaíra, não existe pontos de bloqueio, mas haverá intervenções no trânsito para garantir a fluidez durante todo o dia do pleito, principalmente no entorno de instituições de ensino com grande movimentação de eleitores, como é o caso das escolas Master, Nazinha Barbosa e Alice Carneiro. No entorno desses colégios, de acordo com o plano operacional, será necessário manter sentido único das vias para disciplinar o tráfego.

Transporte coletivo – O transporte coletivo também vai se adequar ao trânsito nas vias que forem bloqueadas. Os agentes de mobilidade vão prestar auxílio aos usuários de ônibus nas áreas onde forem feitas as intervenções.

Para proporcionar mais agilidade aos eleitores que votam em bairros diversos de onde residem, a Semob vai aumentar a frota em 82 veículos, o que representa 811 viagens a mais no dia. Caso a fiscalização perceba que há necessidade, poderá solicitar das empresas mais ônibus para atender adequadamente à demanda. Os usuários podem ligar para o 0800 281 1518 para mais informações.

ASSESSORIA