João Pessoa 21/08/2018 00:20Hs

Início » Destaque » Subjudice: três candidatos vencem nas urnas, mas não se elegem na Paraíba

Subjudice: três candidatos vencem nas urnas, mas não se elegem na Paraíba

Na Paraíba foram três os candidatos a prefeito que obtiveram vitória nas urnas, mas não podem ser considerados eleitos, pois dependem de decisão favorável do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a liberação dos seus registros de candidaturas.

De acordo com a legislação eleitoral, os votos dos candidatos que concorreram subjudice (sob apreciação judicial) só serão computados como válidos se seus registros forem deferidos, por isso Joventino de Tião (PSC) de Barra de Santana; Antônio Lopes (PSDB) de Coremas; e Allan Feliphe (PR) de Pedra Branca, tiveram os votos obtidos na eleição do último domingo (7) invalidados.

Acontece que dois candidatos, Antônio Lopes e Joventino de Tião, tiveram suas candidaturas impugnadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e ainda durante a campanha eles entraram com recurso no Superior, mas o volume de processos recebidos pela corte impediu a apreciação das ações. Agora, os candidatos aguardam o julgamento dos recursos, o que pode alterar o resultado das eleições nessas cidades.

Já o candidato Allan Feliphe (PR) entrou na disputa em substituição a Antônio Bastos (PMDB), mas ainda está aguardando que a Justiça Eleitoral análise o seu pedido de registro.

Em Barra de Santana, no Cariri da Paraíba, a 133 quilômetros de João Pessoa, a prefeita eleita foi Aninha Ludgério (PSB), que obteve 2.649. Joventino de Tião, que concorreu subjudice conquistou 2.953 votos. Segundo dados do TSE, o município possui 7.460 eleitores. No último domingo (7), compareceram 6.293 eleitores e tiveram 1.167 abstenções.

No município de Coremas, no Sertão paraibano, a 390 quilômetros da Capital, o candidato indeferido Antônio Lopes, teve 4.877 votos e Dra. Pâmela (PSD), que foi considerada eleita teve 4.329 votos. A cidade possui 12.247 eleitores. Deste total, 9.708 compareceram e tiveram 2.539 abstenções.

Já em Pedra Branca, também no Sertão, a 450 quilômetros de João Pessoa, Anchieta Noia (PTB) foi eleito 1.392 e Allan Feliphe obteve 1.422. De acordo com dados do TSE, o município possui 3.417 eleitores. Nesta eleição, compareceram 2.945 eleitores e tiveram 472 abstenções.

 

correio