João Pessoa 18/08/2018 02:54Hs

Início » Destaque » TRE-PB prepara votação paralela

TRE-PB prepara votação paralela

O presidente da Comissão de Votação Paralela, juiz Rodrigo Marques Silva Lima, sorteará às 10h, do Sábado (06), na sala de treinamento do 4º andar do edifício sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), situado na Avenida Princesa Isabel, 201 – Centro, duas urnas para serem auditadas com a votação paralela.

No dia 06 de outubro, véspera das Eleições, acontece a votação em cédulas, que ficam na urna de lona, para serem utilizadas nas urnas eletrônicas que serão auditadas no Domingo (07).

A votação paralela atesta o funcionamento regular da urna eletrônica, seu principal objetivo é demonstrar à população que o equipamento funciona com segurança.

O procedimento da votação paralela é disciplinado por resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e acontece por amostragem. De todas as urnas eletrônicas que se encontram instaladas no Estado, duas serão sorteadas e passam a ser objeto da votação paralela.

Será feita uma votação em cédulas, com a participação de alunos da Escola Estadual Lyceu Paraibano e da Escola Estadual Professora Olivina Olívia Carneiro da Cunha, bem como de representantes de Partidos Políticos, Coligações e Ordem dos Advogados do Brasil, que preencherão as cédulas com as informações dos candidatos reais, e as depositarão em urnas de lona, para então no dia da eleição, esses votos serem inseridos na urna eletrônica.

A auditoria acontecerá no dia das eleições (07 de outubro), no hall do piso térreo do edifício sede do TRE-PB, na Avenida Princesa Isabel, 201, João Pessoa, das 8 às 17h, mesmo horário de votação normal.

Todo o processo será filmado e poderá ser acompanhado por fiscais das agremiações políticas e coligações, além de representantes da OAB e entidades representativas da sociedade.

Ascom