João Pessoa 26/04/2018 03:39Hs

Início » Câmara em foco » Vereador defende criação da Guarda Municipal: “há bastante tempo provocamos o debate e hoje a instalação é uma necessidade em Santa Rita”.

Vereador defende criação da Guarda Municipal: “há bastante tempo provocamos o debate e hoje a instalação é uma necessidade em Santa Rita”.

ZÉ-DO-SINFESAVereador José Farias (PT), defendeu nesta quarta-feira (25), ás 10h, em sessão especial no plenário da Câmara Municipal de Santa Rita, a criação da “Guarda Municipal” para o município, no entanto, sugeriu  também ainda que a vigilância na prefeitura se torna-se secretaria especifica de segurança do município, dentro do princípios constitucionais, devido o aumento da violência em nossa cidade que vem sendo comprovado pelos órgãos que aferem as estatísticas comprovam a criminalidade em Santa Rita.

O vereador José Farias e sindicalista revelou também que o debate vendo discutido com a categoria que compõem a vigilância da prefeitura a mais de sete  anos, pelos quais, o debate iniciou no sindicato com a categoria e se estendeu até a Câmara Municipal, e hoje categoria vem se consolidando nessa pauta que já é uma necessidade para a segurança de nosso município, que pode se tornar também um complemento auxiliar na segurança policial, destacou o vereador.

“Santa Rita é a terceira cidade do estado da Paraíba, a criação da guarda municipal foi criada em cerca de 29 cidades do estado, e Santa Rita vêm discutindo sobra a sua guarda há bastante tempo, com isso, a violência em nosso município é crescente a cada dia, e nosso patrimônio é agredido a cada dia que se passa, é preciso planejamento para formação dessa guarda que vai aprimorar os serviços de segurança pública que vai tomar conta de nosso patrimônio público além de trabalhar com a prevenção e promoção da cidadania que vai auxiliar na patrulha escolar e polícia comunitária”, enfatizou o vereador.

O ex-vereador Cabo Sildo, se fez presente na referida Sessão e comentou: o debate sobre a Guarda Municipal é antigo, bem antes da criação das GMs de João Pessoa, Cabedelo e Bayeux, entretanto não passa de debates que antecedem os pleitos eleitorais, enquanto isso a degradação do patrimônio Público e a onda de violência cresce de forma galopante, há nesse momento uma necessidade de reavaliar as ações desenvolvidas pelas instituições como escolas, igrejas, polícias, poderes  Legislativo, Executivo e Judiciário, secretarias etc.

A sessão especial aconteceu na Câmara Municipal de Santa Rita nesta quarta. A propositura de autoria do vereador Joselito Carneiro (PSB), a sessão especial contou com a presença do secretário da guarda da capital Geraldo Amorim e o capitão Batista fundador da guarda da capital, representantes da vigilância do município, ODE do estado, e demais vereadores.

Lamartine do Vale, do Paraíba Urgente.